Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Prefeitura de Assunção do PI inicia a Campanha Busca Ativa Escolar 2021

O empenho é para que todas as crianças e jovens do município não fiquem sem estudar. Fora da escola não pode!

Compartilhar

 

A Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí, por meio da Equipe Intersetorial – Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Tutelar, iniciou, após adesão à estratégia, nesta segunda, (24/05), a Campanha da Busca Ativa Escolar/2021 - Fora da escola não pode! É esse   o tema do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O Município de Assunção do Piauí disponibiliza as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Enssino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a estratégia posta, fora da escola não pode, mesmo que o ensino esteja funcionando em outros formatos. A pandemia da Convi-19 não revoga o direito à educação.

Já na abertura da Busca Ativa, a equipe da SEMEC realizou visitas, orientando e também realizando a pré-matrícula e resgate mediante identificação de crianças ou adolescentes ainda não matriculados ou que saiu da escola e não voltou.

De acordo com a Coordenadora Operacional da Busca Ativa no município, Maria Jaqueline Vieira de Sousa, o empenho da equipe é   para que todas as crianças e jovens do   município de Assunção do Piauí não fiquem sem estudar.

A Secretária de Educação do Município, Antonia Alves Pereira Antunes, destacou a adesão ao projeto Busca Ativa, pelo Prefeito Netinho, além do papel importante de toda equipe envolvida.

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.

Fotos:Divulgação

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Educação