Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Sesapi assegura que Piauí tem segunda dose da vacina Covid-19

Sesapi guardou as doses da segunda fase para enviar aos municípios só no período certo de aplicação.

Compartilhar

 

O Estado do Piauí não corre o risco de interromper a segunda fase da vacinação contra a Covid-19 por falta de doses. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), através do Superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

“O Estado do Piauí teve a cautela de guardar as doses da segunda fase para não correr o risco de não imunizar a população. Só estamos fazendo a distribuição para os municípios na época exata da aplicação da segunda dose e seguimos sem risco de interrupção da campanha”, diz Herlon.

De acordo com o superintendente, o Piauí está seguindo todas as orientações técnicas do Ministério da Saúde para não haver o risco de interrupção da campanha. Alguns Estados utilizaram as doses que seriam usadas na segunda fase e avançaram na imunização dos grupos prioritários. Agora, falta vacina pra continuar.

No Piauí, a orientação é aplicar a segunda dose com 28 dias depois da primeira. O superintendente explica que a pessoa que toma a vacina só está completamente imunizada com 10 dias após a segunda dose, que é quando o organismo produz anticorpos que combatem o novo coronavírus. “O Brasil tem a capacidade de distribuição das doses e experiência em campanhas de vacinação, mas é preciso que tenhamos mais doses disponíveis para avançar em número de pessoas imunizadas”, explica Herlon.

Fonte: Sesapi

Fotos relacionadas

Da Redação|Valter Lima

Mais de Saúde