Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Charges

COVID-19: Vigilância Sanitária divulga recomendações preventivas para o Dia de Finados

O documento segue as medidas higienicossanitárias previstas no Protocolo Geral.

Compartilhar

 Arte: Canva

A Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), tem recebido constantes questionamentos e dúvidas a respeito das condutas que deverão ser adotadas nos momentos de celebrações e visitações aos cemitérios públicos e privados de todo Estado, tendo em vista a aproximação do Dia dos Finados, feriado religioso que acontece no próximo dia 02 de novembro, onde há uma intensa movimentação nesses locais e uma grande parcela da população dedica suas orações e homenagens aos seus entes queridos falecidos. 

Para que a data transcorra da maneira mais segura, diante o momento de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, a DIVISA elaborou uma Recomendação Técnica Nº 022/2020, que regulamenta as medidas higienicossanitárias a serem adotadas pelos piauienses durante as celebrações ou rituais religiosos em memória às pessoas falecidas, visitas às sepulturas, limpeza e higienização de túmulos e cemitérios, cuidados com o manuseio de enfeites com flores e velas em sepulturas, entre outros aspectos relacionados ao momento.  

O documento segue as medidas higienicossanitárias previstas no Protocolo Geral e acrescenta cuidados em geral, para funcionários, visitantes e empresários sobre a prevenção da Covid-19. Todas essas medidas visam frear a disseminação da Covid-19, uma vez que temos vivenciado um período de aumento no número de pessoas acometidas pela doença no Piauí. 

Durante todo esses meses de pandemia, tem se falado constantemente sobre o incentivo do uso de álcool gel para realizar a higienização das mãos, uma das medidas mais eficazes de contenção da Covid-19, mas a DIVISA alerta sobre o risco do produto, caso seja utilizado nos cemitérios, próximos a velas com chamas acesas, por exemplo. Com isso, a DIVISA recomenda no documento, que a higienização das mãos seja feita com água e sabão/sabonete líquido, “pois o álcool é um produto inflamável, apresentando risco de incêndios e queimaduras quando em contato com fogo”. 

O documento ressalta ainda que “caso necessite fazer uso de álcool a 70% para higienizar as mãos, dê preferência ao álcool em gel, utilizando pouca quantidade e esperando sua secagem completa, pois o álcool líquido é mais fácil de se dispersar no ambiente”. 

Grupo de Risco 

Ainda de acordo com a Recomendação Técnica, a Vigilância Sanitária adverte que pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica, não participem das visitas às sepulturas, assim como pessoas com sinais ou sintomas de síndromes gripais (coriza, tosse seca, dor de garganta), mialgia, diarreia, cefaleia, perda parcial ou total de olfato ou paladar, entre outros. “Mas caso essas pessoas optem por marcar presença em visitas a túmulos e sepulturas, a recomendação é para que escolham, preferencialmente, horários de menor de fluxo, como início da manhã ou final da tarde”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves. 

Uso Obrigatório de Máscaras 

Durante toda a permanência nos cemitérios ou locais de sepultamento, trabalhadores e visitantes devem fazer uso obrigatório de máscaras de proteção facial, como medida adicional de saúde pública, de acordo com Decretos Estaduais Nº 18.947, de 22 de abril de 2020 e Nº 19.055, de 25 de junho de 2020.  

A Recomendação Técnica Nº 022/2020 completa, com as orientações para celebrações religiosas e visitas às sepulturas no dia de finados visando conter a disseminação da COVID-19, poderá ser acessada no site da SESAPI e Vigilância Sanitária do Piauí. 
Confira a lista 

Por: Cyntia Veras/Assessoria de Comunicação SESAPI 

Da Redação | Valter Lima

Mais de Charges