Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

SMS de Assunção do Piauí já realizou 872 testes rápidos para diagnosticar a COVID-19

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado no último dia (10/09), o município tem 127 casos confirmados, no entanto, 123 já estão curados.

Compartilhar

 Imagem aérea da cidade

De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado no último dia (10/09) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município de Assunção do Piauí já realizou 872 testes rápidos para diagnosticar a COVID-19 – vírus Sars-CoV-2.

Ainda, conforme o informativo da SMS, o município tem 127 casos confirmados, no entanto, 123 já estão curados. São 745 descartados, 01 óbito e zero (0) notificado em investigação.

Recentemente o município inaugurou o Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19, uma estratégia credenciada pelo Ministério da Saúde, com a oferta de atendimento exclusivo para os moradores locais que apresentarem os sintomas da doença. O Centro conta com uma equipe composta por médico (infectologista Dr. Luciano Mourão), enfermeiro (a) e técnico, com atendimento de segunda à sexta, das 8h às 17h.

A secretária de saúde do município, Rosimar de França Lima, afirma que essa é uma ação importante, pois, é forma de diagnosticar precocemente, tratar os pacientes confirmados e prevenir o contágio da doença no município.

COMO FUNCIONA O TESTE RÁPIDO PARA COVID-19?

O teste rápido para covid-19 consiste num cassete de plástico (similar àqueles de testes de gravidez encontrados em farmácias) com um pequeno poço onde se coloca algumas gotas de sangue da pessoa a ser testada. O sangue passa, então, por uma fita absorvente que o leva até a área onde está o reagente.

O reagente é uma substância que, quando entra em contato com os anticorpos muda de cor, indicando a presença deles  na amostra avaliada. Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

BOLETIM EPIDEMILÓGICO

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação | Valter Lima

Mais de Saúde