Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Prefeito de São Miguel do Tapuio recebe faixa e placa de Amigo da Criança

O programa da Fundação Abrinq, homenageia prefeitos que contribuíram nas políticas públicas e sociais voltadas para crianças e adolescentes.

Compartilhar

 

O prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, foi oficialmente reconhecido como “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq. Nesta segunda-feira (27) ele recebeu em seu gabinete, das mãos da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Alves, e da coordenadora Poliana Marques, a faixa e a placa de reconhecimento, oferecidas pela Fundação. O presidente do Conselho Tutelar, Daniel Cruz, também esteve presente.

Em virtude da pandemia, não foi possível realizar um evento solene em reconhecimento às ações em benefício das crianças e adolescentes praticadas pela Prefeitura. Somente 125 prefeitos de todo o país receberam a premiação. 

Emocionado, o prefeito agradeceu pelo reconhecimento, afirmou que trata-se de um dos mais importantes reconhecimentos de sua gestão. Lincoln Matos também parabenizou a todos os profissionais da Educação.

"Eu agradeço imensamente a presença da coordenadora Poliana Marques, da articuladora Luciana Alves e do presidente do Conselho Tutelar, Daniel Cruz. Eu fico muito feliz de São Miguel, não é o prefeito, ter recebido mais essa homenagem. A nossa preocupação sempre foi e continua sendo, atender da melhor forma possível a nossa população, e as nossas crianças, os nossos adolescentes são o alvo primeiro de todas as ações que desenvolvemos.”, declarou o prefeito. 

“Podem ficar certos de que esse prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, a primeira vez que participamos buscando esse reconhecimento, e ele veio; e mais importante do que essa faixa de que tanto nos alegra, esse troféu, as palavras da Abrinq, o que mais nos interessa é saber que nós estamos realmente no caminho certo para atender da melhor forma possível as nossas crianças, que são os representantes maiores da nossa gente.”, complementou  o gestor.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciana Alves, explicou que o reconhecimento é resultado de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes do município, cumprindo todas as metas do programa, criando inclusive o orçamento da criança dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município, com funções que garantem recursos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

“Podemos citar o fortalecimento dos Conselhos que são diretamente responsáveis pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, a organização do Orçamento criança, onde entra a regularização do Fundo da Infância e Adolescência, com destinação de recurso proveniente da Prefeitura, destinação e reconhecimento de recurso para implementação de políticas para esse público, destinação de recursos para garantir o funcionamento do CT.”, informou.

Segundo a presidente do CMDCA, o cumprimento das metas estabelecidas significa melhores condições de vida para crianças e adolescentes de São Miguel do Tapuio.

“Passamos a trabalhar em cima de necessidades específicas do nosso Município, e, através da realização de diagnóstico, construímos com isso um Plano Municipal com ações, que tem o objetivo de mudar a realidade das nossas crianças e adolescentes, melhorando a qualidade de vida e efetivando e garantindo os direitos que lhes são próprios nas políticas públicas, melhoramos na educação, saúde, assistência, esporte, cultura. Essa grande conquista indica que estamos no caminho certo.”, completou Luciana Alves.

Poliana Marque, também articuladora do Programa,  destacou a importância da certificação. “É uma honra conseguirmos essa certificação, pois tratou de políticas públicas para crianças e adolescentes. O município de São Miguel do Tapuio está de parabéns por conseguir esse valioso certificado, e para além do certificado, é um olhar para cada criança e adolescente do nosso município.”, disse.

“Prefeito Amigo da Criança”

Criado em 1996, o Programa “Prefeito Amigo da Criança” fortalece a ação dos gestores municipais, oferecendo suporte técnico para implementarem ações e políticas públicas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e consequentemente os mecanismos recomendados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fonte: AsCom /PMSMT |Jornalista responsável: Romário Antunes

Fotos:Divulgação

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação | Valter Lima

Mais de Cidades