Home 
25/07/2020 às 23h18
Educação Municipal de SMT tem desempenho de alta qualidade na gestão do PDDE

Educação de São Miguel do Tapuio mais uma vez foi destaque.

Da Redação | Valter Lima

O município de São Miguel do Tapuio mais uma vez foi reconhecido pela qualidade da Educação. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) classificou a Rede Municipal de Ensino pelo desempenho de alta qualidade na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

São Miguel está entre as 75 redes municipais de ensino classificadas no Piauí. As escolas que foram classificadas com atuação de alta qualidade são aquelas que receberam nota 9 ou mais em seu desempenho, no ano de 2019, no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE).

IdeGES-PDDE é um indicador sintético que mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o Brasil e baseia-se em três indicadores de desempenho: adesão, execução e prestação de contas dos recursos.

Segundo a Secretária Municipal de Educação de São Miguel do Tapuio, Silvana Maia, 08 escolas da Rede Municipal conquistaram notas 09 ou mais e uma destas alcançou a pontuação máxima de 10 pontos. A Secretária também falou sobre a importância da classificação.

“Estamos felizes com essa classificação, justamente por sabermos da importância que representa para todos nós da Secretaria Municipal de Educação. Eu gostaria de parabenizar a todos que fazem a Educação de São Miguel do Tapuio, a todos os gestores escolares. Parabéns, de verdade! É uma conquista de todos.”, afirmou Silvana Maia.

      (Secretária de educação do município de São Miguel do Tapuio, professora Silvana Maia)

O prefeito Lincoln Matos, em entrevista à Rádio Tacarijus na tarde deste sábado (25), fez um resgate mencionando como era gerida a questão da Educação nas administrações que antecederam à sua gestão.

“Ao chegar de Teresina eu tive uma excelente notícia em relação ao desempenho de quem faz a Administração de São Miguel do Tapuio, eu começo, por exemplo, com essa notícia do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação, que já gerou aqui em São Miguel um processo enorme, porque houve uma gestão anterior a minha, em 2000, e essa gestão não prestou conta de nenhum centavo do dinheiro que recebeu do PDDE, e o que eu estou dizendo muitas pessoas estão vivas e são testemunhas, as escolas recebiam o dinheiro, mas havia uma Associação para poder receber, essa associação tinha um presidente, e alguém, que não era da escola, ia lá receber o dinheiro, levava o papel para você simplesmente assinar o cheque e pegar esse dinheiro.”, relatou.

Lincoln Matos destacou que a classificação é resultado de uma gestão equilibrada.  

“Nós fomos comtemplados com mais essa honraria, de ter todas essas escolas, todas com nota acima de 09, inclusive tendo uma nota 10 na aplicação e prestação de conta do dinheiro que vem direto, esse dinheiro não passa pela Prefeitura, o dinheiro vem direto para a escola. Na gestão anterior a 2001, aconteceu que esse dinheiro, nenhum centavo ficou na escola. Na auditoria que foi feita na época, se eu estiver enganado alguém pode me corrigir, só a escola em que o professor Roberto na época fazia parte da Associação, só essa escola ficou fora do processo que se apurou desvio total do dinheiro, não foi uma parte, não. Foi total. Alguém ia lá, recebia o dinheiro e colocava no bolso.”, relatou.

O prefeito enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação.

“Quero mais uma vez parabenizar a nossa Secretária de Educação, Silvana Maia, que junto com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e com os gestores das Unidades Escolares, porque não importa eu prefeito, autoridade maior do município, queria fazer direto, que eu sempre quero, eu posso até errar e é evidente que vou errar. Todo mundo erra. Errar sem querer, sem saber. Isso pode acontecer. Mas eu mesmo querendo acertar, não teria esse êxito caso não houvesse a aplicação do gestor, do diretor de cada uma dessa escolas, e a supervisão, o acompanhamento, a orientação da Secretaria Municipal de Educação. Fica aqui registrado aqui o meu reconhecimento, ficam os meus parabéns para essa equipe. É mais um golaço que a equipe da Educação faz na nossa Administração, e nós evidentemente só temos a comemorar.”, parabenizou o gestor. 

Fonte: AsCom/PMSMT | Jornalista Romário Antunes

P U B L I C I D A D E


Link
Comentar pelo facebook:

Notícias relacionadas