Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Vigilância Sanitária de Assunção do Piauí orienta sobre cuidados e prevenção do coronavírus

O setor de saúde municipal alerta a população local para os cuidados básicos em não deixar o coronavírus propagar-se.

Compartilhar

 

Com o objetivo prevenir a transmissão do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Assunção do Piauí, por meio da Vigilância Sanitária/ assinado por Francisco Willames Diniz Pereira, Coordenador de Vigilância Sanitária local, divulgou nesta terça-feira (23), nota de esclarecimento à população sobre cuidados e prevenção do novo Coronavírus.

O setor de saúde municipal alerta a população local para os cuidados básicos em não deixar o coronavírus propagar-se. Além da nota de saúde pública, a Secretaria de Saúde colocou um serviço de som volante com chamada educativa sensibilizando a comunidade em geral para a prevenção e cuidados pessoais etc.

Confira a nota na íntengra:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ASSUNCAO DO PIAUI, através da sua Coordenação de Vigilância Sanitária do município, e em cumprimento e determinação da ANVISA/DIVISA-PI, vem informar aos cidadãos, em geral e prestadores de serviços em saúde, que a preocupação de todos nós, em não se deixar o coronavírus (COVID 19) propagar-se, em nosso meio, permeia também por nossos lares, reconhecendo-se a necessidade da higiene em geral, dentro e fora e da nossa casa, controlando-se também o fluxo das pessoas em ambientes propícios aos riscos à saúde e que possam se tornar um vetor importante na transmissibilidade das doenças e muito importante é, pela questão da limpeza pública, principalmente, no tocante aos lixos: domiciliar, hospitalar (especial) e comercial. Sempre que for possível, deve ser bem acondicionados em sacos plásticos e colocados nos locais de coleta não jogando-os em locais inadequados, como também devem ser recomendado aos trabalhadores, desse setor, (coleta) que usem mascaras, luvas, roupas longas e quando chegar em casa procurarem trocar de roupas, tomar banho e só após esses procedimentos, relacionarem-se com sua família e ou amigos, vizinhos etc.

O uso do álcool gel é importante, lavar as mãos e o rosto, constantemente, com água e sabão, é uma das principais recomendações básicas da organização mundial de saúde. É simples, mas de uma importância fundamental. Quanto aos órgãos públicos ou particulares como postos de saúde, ambulâncias e seus utensílios diversos, devem ser rigorosamente higienizados com produtos recomendáveis para esse fim. Todos devemos estar conscientes de que a situação é muito delicada e a população entender que é necessário atender às recomendações dos profissionais da saúde para evitar-se que o problema se instale na comunidade e se alguém, estiver com os sintomas da doença (COVID-19), deve procurar os serviços municipais de saúde para as providências necessárias serem tomadas em proteção e defesa à saúde de todos.

OBS: devem ser usados para limpeza: água e sabão; detergente; álcool gel à 70%; hipoclorito de sódio (cuidado hipoclorito não deve ser usado para limpeza das mãos).

Esse vírus não vai nos abater!

____________________________________________

Francisco Willames Diniz Pereira

Coordenador de Vigilância Sanitária

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação | Valter Lima

Mais de Saúde