Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Prefeitura de SMT realiza melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas

O projeto beneficiou 21 famílias, com reformas, construção de banheiros ou construção de novas residências.

Compartilhar

 Saúde em foco

A prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), concluiu na zona rural do município, o Projeto de Implantação de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas.

A obra orçada em R$ 690.608,56 (seiscentos e noventa mil seiscentos e oito reais e cinquenta e seis centavos), contemplou famílias nas localidades de Palmeira de Baixo e Lagoa da Carnaúba, ambas na zona rural do município, por meio do Convenio Nº 840312/2016.

Na ocasião foram beneficiadas 21 residências, sendo 16 com reformas e construção de Banheiros e 05 construções de residências novas (casas de taipas substituídas por alvenaria). A obra tem como fim social a melhoria das condições de higiene e saúde pública nessas localidades.

O Projeto garante as famílias Sãomiguelense que foram beneficiadas, o acesso à moradia com dignidade e segurança. Pois as péssimas condições de moradia e a falta de banheiros para as necessidades do dia a dia, são fatores que contribuem com a doença de chagas.

"Com certeza mudaremos a vida dessas famílias. Inclusive, continuaremos lutando incansavelmente para melhorar cada vez mais a vida da população do nosso município, principalmente as famílias mais necessitadas", disse o prefeito Lincoln Matos.

Além da reforma e reconstrução dessas unidades habitacionais, o prefeito Lincoln Matos vem trabalhando a liberação de outros pleitos, reivindicados juntos aos órgãos estaduais e federais que possibilitarão a continuidade de outras obras de grande importância para o desenvolvimento do município.

Sobre a doença e combate 

A doença de Chagas é uma endemia do continente americano, que tem como agente patogênico o Trypanosoma cruzi e transmissor o inseto hematófago Triatomíneo.

A existência de habitações cujas condições físicas favorecem a colonização de triatomíneos associados à pressão de exemplares de procedência silvestre reinfestando o peri e o intradomicílio, a dificuldade de êxito no controle desses vetores, com inseticidas, constituem fatores que recomendam a Melhoria da Habitação como medida essencial no Programa de Controle da Doença de Chagas.

Como medida de controle do vetor da doença de Chagas, destaca-se a Melhoria da Habitação, cujos benefícios devem ser reforçados por meio de ações de caráter educativo, desenvolvidas simultaneamente junto às comunidades beneficiadas.

O Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh) fomenta a execução dos seguintes objetos:

Restauração - reforma de domicílio, visando à melhoria das condições físicas da casa, bem como do ambiente externo (peridomicílio);

Reconstrução - caso especial, quando a estrutura da habitação não suporte as melhorias necessárias, a mesma deverá ser demolida e reconstruída. 

*Com Informação do Portal Samita 

Fotos: Portal Samita 

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Cidades