Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Educação de Assunção do Piauí resgata aluna para sala de aula através do Busca Ativa Escolar

O programa faz parte da iniciativa global Fora da Escola Não Pode, do Unicef.

Compartilhar

 

A Prefeitura Municipal de Assunção do Piauí tem investido em iniciativas que garantam a ampliação e a qualidade na educação do município, e por conta dessas ações, vem obtendo, neste setor (EDUCAÇÃO), significativos avanços na atual gestão do prefeito Antonio Luiz Neto, o “Netinho”, do PSD.

Plataforma Busca Ativa Escolar - Indicando a necessidade de colocar cada vez mais alunos da Rede Municipal de Ensino dentro das salas de aula, o prefeito Netinho assinou o termo de adesão da plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), projeto   intersetorial e que engloba as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, que tem como principal objetivo ampliar o resgate de  crianças e jovens fora da escola , fortalecendo, dessa forma,  o combate ao abandono escolar.

As ações diretas do Busca Ativa Escolar no município de Assunção do Piauí iniciaram no dia 05 de fevereiro de 2018, com abertura oficial solene e atividades   na identificação de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos  fora da escola ou em risco de evasão. Previamente, a Secretaria da Educação Municipal realizou Encontro de Formação Intersetorial.

Na manhã do dia 19 de novembro, na Unidade Escolar Francisco Antonio Martins, na localidade Caldeirão, os membros do programa Busca Ativa Escolar, no município, compostos pela Supervisora Institucional, Edineime Lopes, a Coordenadora Operacional, Maria Jaqueline, o Articulador do Selo Unicef no município, Gilberto Farias, juntamente com a Coordenadora escolar, Aurilourdes Alves, a Diretora escolar, Gessyvania Alves  e  o professor Val de Sousa, participaram do trabalho de entrevista com a aluna Alessandra Guimarães.

A aluna Alesandra, de 16 anos de idade, desistiu da escola no 6º ano, em 2016, e estava em risco de evasão escolar, mas, por incentivo da diretora e métodos do Busca Ativa Escolar, a mesma retornou à sala de aula. A aluna afirma que, antes, achava a escola desinteressante, porém, agora, tudo melhorou.

De acordo com a Direção da Escola, o desempenho da aluna Alessandra é exemplar e a mesma tem possibilidade de passar para a próxima série (7ª), pois possui boas notas.

A ação, no município de Assunção do Piauí, faz parte das atividades que visam a conquista do Selo Unicef ,  iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.

Segundo Edineime (Supervisora Institucional), o sistema da Busca Ativa Escolar do município de Assunção do Piauí já registrou 40 casos dessa natureza, mas já foram realizadas 22 rematrículas. Todos os casos de rematrículas estão sendo acompanhados com os devidos registros feitos pelo sistema. “A meta do nosso município era rematricular 21 alunos, e já rematriculamos 22” – ressaltou Edineime Lopes.

Imagens:Valter Lima

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Educação