Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Artista plástico Neto Saraiva fará exposição com 10 mil obras em desenho

O evento acontecerá no dia 27 de setembro, na Arena Tapuia, em São Miguel do Tapuio.

Compartilhar

 Neto Saraiva - Foto:Valter Lima

O artista plástico Francineto Saraiva “Neto Saraiva”, natural da cidade de São Miguel do Tapuio, realizará no dia 27 de setembro na Arena Tapuia, em sua terra de origem, uma exposição de desenhos denominada de “Os Tapuias”, onde o mesmo pretende atingir, até o dia do evento, a produção de 10 mil obras do gênero.

Biografia (breve relato): Neto Saraiva/Artista Plástico São Miguel do Tapuio

O professor e Artista Visual Neto Saraiva é natural de São Miguel do Tapuio-PI.Graduado em Letras Português pela UESPI, com pós-graduação. É professor e artista plástico. Sua cartela de cores é bastante variada. Desde sua carreira profissional como pintor e desenhista,a temática do sertão brasileiro nunca saiu de suas belas Obras de Arte. Muito embora, de quando em quando, o Artista aventura-se também por outros temas que povoam a mente do grande público. A música e a dança, por exemplo, são outros temas bem difundido nas obras desse Artista que figura como um dos maiores artistas Plásticos piauienses, que por sua vez, já tem obras espalhadas pelo mundo.

O artista é incansável e está sempre em busca de um traço cada vez mais original, como ele mesmo diz: “Uma identidade artística.” Quando iniciou nas Artes Visuais, já tinha certo domínio do desenho. Sempre procurou firmar sua identidade artística com muito empenho e muita pesquisa. O Artista pretende atingir mais uma marca histórica em seu vasto repertório. Neste ano de 2019, ele almeja atingir o recorde de maior exposição já realizada por um artista piauiense, pretende realizar a maior exposição do estado do Piauí, só que desta vez em solo são-miguelense. Segundo suas pesquisas sobre recordes, será uma das maiores do país. ’’Consegui, ainda no mês de agosto, superar o gênio espanhol Pablo Picasso com a incrível quantidade de desenho que foram, nada mais nada menos que 7048(Sete mil e quarenta e oito desenhos), já tenho quase oito mil desenhos. Até o dia da realização da Exposição, pretendo atingir a quantidade de dez mil desenhos”. Revela o artista entusiasmado com sua arte.

Segundo o artista, “Arte é a expressão de sentimento mais completa que o ser humano já desenvolveu. Uma forma de fuga da realidade- Quando quero “sair da realidade” escolho entrar neste mundo particular, onde consigo viver da minha forma, embora por pouco tempo. Desta forma, chega-se à conclusão de que Arte é ilusão - uma mentira boa, quando bem usada. Acho que é uma forma de assinalar nossa existência, carimbar nossa passagem por esta vida.”

A arte surgiu na vidado Artista aos poucos.Foi se entregando “ao sabor da arte”. No início, ainda na fase infantil, não tinha noção de arte, muito menos de talento ou dom. O tempo foi passando, perdeu fases importantes, isto é,  não absorveu os saberes e habilidades na idade certa. Seus professores foram sua história de vida e colegas que compartilhavam suas experiências. “Naquela época não havia professores de arte”. Aprendeu desenhando nas calçadas, riscava com pedaços de carvão e gesso. Naadolescência, conheceu outros colegas que, junto com ele, desenhava os heróis da TV. Tudo era escasso naquela época, mas sua vontade de aprender era maior do que qualquer coisa. Queria ser desenhista profissional.

O tema Nordeste é bastante recorrente em suas obras, mas há outros que são bastante explorados tais como, infância, música, temas da cultura local como, reisado, Festa de São João, caipira, pessoas do povo, a dança em geral...

Sobre legado,o artista espera deixar com o seu trabalho. “Acredito que com o passar dos anos minha produção artística terá maior valor cultural, social, econômico... isso tem nome: processor de construção. Só talento não basta, é preciso muito empenho, dedicação, investimento, reponsabilidade, maturidade...  Isso faço constantemente. Acho que esses são os elementos essenciais para, aí sim se projetar como um artista consagrado, deixando às futuras gerações e uma sociedade bem consciente, um possível legado para que mais e mais novos talentos se despontem.”

Veja convite

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral