Facebook
  RSS
  Whatsapp

Educação de Castelo do Piauí recebe troféu Tapuio Notícias

A premiação é um reconhecimento pelo resultado obtido no IDEB.

Compartilhar

 Educação em destaque - Foto:Valter Lima

Na última quinta-feira (25/07), a direção do portal TAPUIO NOTÍCIAS, sob a responsabilidade do diretor administrativo, Valter Lima, realizou na cidade de Castelo do Piauí, a entrega do ‘Troféu Tapuio Notícias’ para a Educação do Município. A premiação é um reconhecimento do meio de comunicação digital pelo resultado obtido no IDEB, através do município de Castelo do Piauí.

O ato de entrega da premiação ocorreu na secretaria de educação de Castelo do Piauí, ocasião em que representaram o município, no recebimento do troféu, a atual secretária de educação, Idala Soares Moreira, e a secretária de administração, Antonia Maria da Silva “Nina”, que representou o prefeito muncipal Magno Soares.

Confira informações sobre o assunto [Castelo do Piauí atingiu o maior IDEB do Piauí] em matéria original de Neto Monte:

Com um resultado bastante satisfatório, o município de Castelo do Piauí atingiu o maior ideb do estado do Piauí para os anos iniciais do ensino fundamental.

O município atingiu o índice 7,3, resultado bem acima da meta projetada para o Brasil no ano de 2022 que é o índice 6,0. O município evolui bastante nesse índice de qualidade na educação, saltando de 2,9 em 2005 para atingir 7,3 em 2017. A meta projetada para o município em 2017 era de 4,6 e de 5,2 para 2022.

Nos anos finais do ensino fundamental o resultado também foi muito bom e o município ficou em oitavo lugar atingindo o índice de 5,4, também acima da média projetada para o ano que era de 5,2. O primeiro lugar do Piauí nesse nível ficou com a cidade de Cocal dos Alves, que atingiu o ideb correspondente a 6,0.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é avaliado no Brasil desde 2005 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de zero a 10 e a combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Para a secretária municipal de educação, o resultado é fruto de um esforço coletivo e muita dedicação de todos os envolvidos. “Esta vitória da Educação Municipal castelense é fruto do trabalho e do querer de muitos profissionais, nossos agradecimentos aos professores, coordenadores, diretores, equipe da SEMED e ao apoio incondicional de nosso prefeito Magno Soares. Não posso deixar de falar na grande contribuição que nossa primeira dama, Socorro Azevedo, secretária de educação no ano 2017, proporcionou a toda equipe. E também agradecer a todos que fazem parte da Educação: alunos, pais, vigias, serviços gerais e motoristas. O sucesso da educação se obtém com compromisso, dedicação, competência e união”, disse a secretária.

Fotos:Valter Lima | Tapuio Notícias 

 

 

 

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Castelo do Piauí