Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Dia “D” do Esporte Inclusivo e Seguro é realizado em Castelo do Piauí

A ação ocorreu em todas as escolas de todas as modalidades de ensino, a partir da Educação Infantil.

Compartilhar

 

Acreditando que a prática esportiva supera barreiras e proporciona momentos de interação e muita disposição para todos, a Prefeitura de Castelo do Piauí, realizou nesta quarta-feira (19), através da NUCA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e com o apoio das secretarias de Assistência Social, Saúde e do CMDCA, o Dia “D” do Esporte Seguro e Inclusivo nas Escolas.

A ação ocorreu em todas as escolas de todas as modalidades de ensino, a partir da Educação Infantil. Os alunos das escolas municipais, estaduais, privadas, que estudam na zona rural e urbana, foram contemplados com as atividades esportivas.

Essa é uma ação do Pró-Selo UNICEF, que foi coordenada pelos integrantes do NUCA de Castelo do Piauí, com o objetivo de proporcionar uma dia produtivo de atividades educativas e de inclusão esportiva.

Para a Secretária de Educação, Idala Moreira, o dia “D” do Esporte Seguro e Inclusivo é uma ação Pró-Selo UNICEF mobilizada pelo NUCA e apoiada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.
“O objetivo é estimular os alunos para saírem das arquibancadas e protagonizarem o esporte em nosso município. Agradeço o empenho de todos os professores, em especial, os de Educação Física”, destacou.

O prefeito Magno Soares destacou o trabalho da gestão municipal para garantir a realização do evento. “O evento proporcionou, simultaneamente, várias ações esportivas em todas as escolas. Desta forma, trazemos os alunos para serem protagonistas, praticando várias modalidades de esportes: futsal, futebol, vôlei, danças artísticas, e isso revitaliza e proporciona para nossas crianças, de forma segura e inclusiva, a prática do esporte nas escolas”, enfatizou.

O mobilizador de Adolescentes e Jovens do selo UNICEF (edição 2017-2020), Izanyo Pinheiro, destaca que promover o esporte seguro e inclusivo é o primeiro desafio proposto ao núcleo de cidadania de adolescentes NUCA.

“O evento faz parte da ação de mobilização com a gestão que o núcleo de cidadania de adolescentes precisa realizar. Com o intuito de trazer para o foco os adolescentes e jovens do município, para que saiam da condição de observadores para praticarem atividades físicas e esportivas de forma segura. A
ação foi abraçada por toda a rede de profissionais da educação física do município”, afirmou.

A inclusão de pessoas com deficiência em atividades esportivas buscando desenvolvimento e assegurando direitos é uma ação que ocorre nacionalmente com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Segundo a organização, o jogo e o esporte seguro e inclusivo garantem os direitos de toda criança e adolescente, assegurados na Convenção sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente, além de traçarem estratégias para garantir outros direitos e meios de inclusão e mobilização por uma infância e adolescência mais saudável, participativa e cidadã.

Fotos:Divulgação

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

AsCom

Mais de Geral