Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Artista Plástico Neto Saraiva recebe Troféu TAPUIO NOTÍCIAS 2018

A premiação ratifica a técnica da arte cultural dominada em grande estilo pelo o artista sãomiguelense.

Compartilhar

 Artista Plástico Neto Saraiva

O artista plástico Neto Saraiva recebeu nesta terça-feira, 04 de junho, o ‘TROFÉU TAPUIO NOTÍCIAS’ – Edição 2018, prêmio notável pelo destaque em seu segmento.   O Troféu Tapuio Notícias chega ao seu segundo ano de realização e tem por objetivo reconhecer o trabalho de pessoas de diferentes profissões e segmentos que exerçam suas funções de forma destacável.

Neto Saraiva - renomado artista natural da cidade de São Miguel do Tapuio já é consolidado na arte de pintar e, desde a infância, teve intimidade com o desenho. O seu primeiro trabalho foi divulgado, ainda na década de 90, pelo jornalista web Valter Lima.

Segundo o artista, a premiação é bastante significativa, pois faz parte de uma avaliação regional e que contemplará outros nomes da arte/cultura da cidade que venham se destacar no decorrer de cada ano da realização do projeto.

Biografia do Artista

Francineto Saraiva é natural de São Miguel do Tapuio-PI e graduado em Letras Português pela UESPI, com pós-graduação. É artista plástico e tem como principal tema o Nordeste, seu povo, sua cultura. Mas também gosta de explorar uma arte mais universal, tendo como base a música e a dança, por exemplo. Quando iniciou nas Artes Visuais, já tinha certo domínio do desenho. Sempre admirou as belas obras através da mídia e livros ilustrados e sonhava um dia pintar daquele jeito. Felizmente, decidiu desenvolver seu talento, principalmente ao perceber demanda por suas obras e sua arte. Hoje, tem trabalhos espalhados por vários estados do país, na Alemanha (Frankfurt) e Noruega.

Nome Completo Francineto Saraiva

Descrição: Artista plástico

Local de Nascimento: São Miguel do Tapuio-PI

As  cores do nordeste

Francineto Saraiva utiliza basicamente como técnica o óleo sobre tela. Com telas bem coloridas, Francineto ilustra personagens da cultura piauiense e nordestina, e nos conta que deseja, por meio de sua arte, expressar suas fraquezas, grandezas, sonhos, vida, divulgar as potencialidades do Piauí para o mundo e deixar sua existência figurada em sua arte. Para ele, a arte é algo espetacular, como uma linguagem universal de inspiração divina, mas que deve ser compartilhada e ensinada às novas gerações. E por persistir e acreditar na sua arte, hoje com certeza é uma das principais referências das artes plásticas de São Miguel do Tapuio e do Piauí.

O tradutor do Nordeste

 Francineto Saraiva, ou Neto Saraiva, como também é conhecido, participou de várias exposições com suas obras que transbordam a alma sertaneja e nordestina. Seguem abaixo as principais:

2008: Festival de Inverno de Pedro II;

2010: Exposição individual no espaço de exposição da Biblioteca da UFPI, em Teresina, cujo tema era “Dança dos Pontos”; 2013: Exposição coletiva também na UFPI de Teresina;

2014: Participou com dez obras do Artes de Março do Teresina Shopping;

2015: Mostra coletiva no Clube dos Diários.

Pintar sempre!

O sol. O sertanejo. A natureza. A cultura nordestina. São elementos bastante presentes na arte de Francineto Saraiva, como você pode observar nesta tela. Em outras obras, também pode-se observar a música e a culinária do Nordeste, entre outros elementos, em um cenário de muita cor, luz e vida. Sobre seu maior sonho, Francineto nos conta que é continuar fazendo o que mais gosta: pintar. E chegar aos 90 anos bem ativo nesta arte.

A identidade do artista

Na arte de Francineto Saraiva, é possível ver as fortes influências do Cubismo e Pontilhismo. O Cubismo é um movimento artístico caracterizado pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Já o Pontilhismo, é uma técnica em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador. Além, das influências da arte moderna, resultando em um estilo próprio que dá luz a obras lindas e inspiradoras.

As inspirações do artista

Dos artistas que conheceu por meio de seus estudos sobre a história da arte, Francineto Saraiva se inspira em artistas extraordinários como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Pablo Picasso, Salvador Dali, Degas, Gauguin e Van Gogh. E dos artistas plásticos piauienses, ressalta Nonato Oliveira, seu conterrâneo de São Miguel do Tapuio, Portelada e Dora Parentes. Francineto acredita que o piauiense ainda não despertou inteiramente pela arte, fazendo com que muitos artistas tenham de sair para buscar reconhecimento em outros locais. Para os jovens artistas plásticos, ele recomenda ter paciência com os resultados, porque às vezes demoram, e também aconselha focar no desenvolvimento de uma identidade artística própria, evitando plágio.

Fotos:Valter Lima

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral