Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

SMS de Assunção do Piauí realizará ‘Parada Manhã Azul’ sobre o autismo

O ato acontecerá nessa terça-feira (16/04) às 8h30 na Academia de Saúde, na sede do município.

Compartilhar

 

A Secretaria de Saúde do Município de Assunção do Piauí, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data celebrada no dia 02/04, convida toda população local para a ‘Parada Manhã Azul’ – em conscientização pelo autismo, que acontecerá nessa terça-feira 16 de abril, às 8h30 na Academia de Saúde, na sede do município.

No informe da SMS do município de Assunção do Piauí, pede que os moradores, de modo geral, participem do evento vestindo peça de roupa azul simbolizando a conscientização do autismo  - que afeta principalmente a comunicação, linguagem, interação social e comportamento.

Desafios e preconceito

Embora o autismo tenha ganhado mais espaço nos meios de comunicação, a coordenadora pedagógica da Lumen, Perlla Cristina Roel de Oliveira, aponta que ainda há muita falta de informação sobre o espectro. Segundo ela, quando uma criança é diagnosticada, os pais não sabem o que fazer e, muitas vezes, acreditam que a solução é deixar o filho em casa, situação que a instituição visa combater. “É claro que há vários graus de autismo, mas conseguimos fazer um plano individualizado para cada criança e, a partir disso, desenvolver o máximo possível de suas habilidades”, expõe.

Em âmbito social, é também preciso desmistificar a ideia de que o autista não pode fazer parte da comunidade. “Quando eles saem para a rua, ainda há muita estranheza entre as pessoas, porque se divulga muito que os autistas são agressivos. Com isso, a sociedade tem medo de chegar perto e dar um abraço, por exemplo”, comenta.

A nutricionista Thais Brito Trassi Quintana, 36 anos, sente este preconceito diariamente, considerando que o comportamento da filha Helena, 4 anos, é algumas vezes visto como “birra” ou “falta de educação e postura por parte dos pais”. “As pessoas não entendem e julgam sem saber. Este é um comportamento natural do autista. Eles exageram nos sinais por conta da carga sensorial. Quando se jogam ou gritam, não fazem por maldade, mas por ser esta uma forma de descarregar seus sentimentos”, relata.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Saúde