Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Saúde de São Miguel do Tapuio realizou 300 cirurgias no Mutirão da Catarata

A ação em saúde pública foi realizada em convênio com o MS/Sesapi e Prefeitura de São Miguel do Tapuio.

Compartilhar

 

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde, em convênio com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nos dias 5, 6, e 7 de abril, no Hospital Estadual José Furtado de Mendonça (Unidade de Saúde existente na sede do município), 300 Cirurgia de Catarata  - Mutirão da Catarata.  

Os procedimentos cirúrgicos aos pacientes atendidos na ação em saúde [Mutirão da Catarata – São Miguel do Tapuio]  foram realizados por uma equipe médica   do Hospital H Visão, formada pelo Dr. Caio Jansem (Especialista em Catarata) e pelo Dr. Thiago Castro (Especialista em Glaucoma e Catarata).

Conforme informações repassadas ao TAPUIO 10, as equipes que atuaram durante o Mutirão da Catarata, foram coordenadas pelo prefeito municipal Lincoln Matos (médico) e o Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire.

A Secretária de Saúde de São Miguel do Tapuio  realizou no dia 27 de março , na UBS do bairro Canto, na sede do município,  uma triagem com a seleção das pessoas que foram contempladas com a ação.

Segundo Erasmo, secretário de saúde do município de São Miguel do Tapuio, os procedimentos cirúrgicos realizados com os pacientes foram feitos com tecnologia de ponta, a leser, com os melhores profissionais do Piauí.

A catarata é uma doença que provoca o embaçamento da visão. Ela pode ser causada por vários motivos (congênita, trauma, diabetes, doenças sistêmicas, etc), mas a principal causa é o envelhecimento natural do olho. Não existem colírios que retardem ou curem a catarata. O único tratamento disponível, no momento, é a cirurgia. A cirurgia atualmente é feita com aparelhos modernos, chamados Facoemulsificadores. A recuperação da visão é rápida e, quase sempre, completa.

Fotos:Francisco Alves | Portal Samita 

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Saúde