Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Município de Assunção do Piauí realizará atividades em prol do SELO UNICEF

Trata-se do 2º desafio do Selo Unicef, com o tema: Promover alimentação saudável e prevenir a obesidade.

Compartilhar

 

A Secretaria de Assistência Social e o Núcleo de Cidadania dos Adolescente - NUCA de Assunção do Piauí |Poder Público Municipal realizarão, no próximo sábado, 30 de março, o 2º desafio do Selo Unicef, com o tema: Promover alimentação saudável e prevenir a obesidade.

Conforme a programação oficial, o evento acontecerá na Praça Luiz Bento de Macedo, Centro, com abertura solene às 19h.

PROGRAMAÇÃO |Atividades:

19h30 – Pronunciamento das autoridades;

19h50 - Palestra com a nutricionista Laura Isabely;

20h - Apresentação teatral (NUCA);

20h10 – Escolha do melhor prato saudável;

20h30 - Show de talentos;

21h - Desfile dos adolescentes do NUCA;

21h30 – Encerramento com dança do ADP Companhy.

 Assunção do Piauí, por meio da prefeitura municipal, em seus setores competentes, vem executando atividades com vistas   à certificação por parte do município, do Selo UNICEF, importante premiação mundial que impulsionará as políticas públicas de proteção as crianças e adolescentes do município.

O Selo UNICEF visa dar melhores condições de vida as crianças e adolescentes, reduzindo as desigualdades e universalizando os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a certificação, efetivamente, do município de Assunção do Piauí, além de ratificar as políticas sociais bem sucedidas já implementadas pelo município, permitirá ampliar ainda mais os trabalhos, contando com o suporte desta referendada iniciativa de uma das maiores entidades humanitárias do mundo.

Sobre o tema a ser desenvolvido no evento:

Um em cada dois brasileiros pesa mais do que deveria. Entre os mais jovens, o número de pessoas obesas cresceu mais do que cinco vezes em 20 anos.  Mas qual é o problema de ser gordinho(a)? A obesidade aumenta as chances de vários outros problemas de saúde: doenças do coração, pressão alta, diabetes e até alguns tipos de câncer. E não pense que são doenças que vão aparecer daqui a muitos anos, não... Prejuízos no crescimento, dificuldades respiratórias, alterações de pele e problemas no sangue, entre vários outros, podem, sim, afetar crianças e adolescentes.

As partes psicológica e social também ficam abaladas, podendo causar problemas de autoestima, ansiedade, isolamento social e depressão. Não há como não falar do bullying e da relação que nossa sociedade tem com o corpo. Até o século 19, pessoas gordas eram vistas como bem-sucedidas, ricas, fortes e belas. Hoje, o corpo tido como ideal pelos meios de comunicação de massa – muitas vezes inalcançável – é magro e jovem. Muitas pessoas, insatisfeitas com sua imagem, acabam fazendo as dietas mais malucas em busca desse modelo, podendo até desenvolver transtornos alimentares, como bulimia ou anorexia. Pessoas com esses transtornos têm em comum uma preocupação excessiva com o peso, medo de engordar, e uma distorção da imagem corporal que as leva enxergar-se mais gordas do que realmente são.

Mas de quem é a responsabilidade pela obesidade? São várias as causas, e a genética é uma delas. A obesidade do pai ou da mãe cria na criança 40% de chance de desenvolver o mesmo problema. Se o pai e a mãe são obesos, esse risco passa para 80%. Mas isso não explica tudo. Alimentação não saudável e falta de exercício físico têm grande impacto. Pular o café da manhã, comer assistindo à televisão, usando o computador ou falando ao celular também não são práticas recomendáveis, porque a pessoa acaba prestando mais atenção na outra atividade do que na comida. Quando se dá conta, já comeu muito mais do que necessitava. A publicidade também não ajuda: o que não falta é propaganda chamando para se jogar na pizza, na salsicha, em produtos congelados, refrigerantes, salgadinhos de pacote etc.

Comer com pressa dentro do ônibus ou num lugar barulhento e sujo não é nada legal. O ideal é separar um tempo do seu dia para a alimentação, isto é, parar um tempinho para escolher um lugar limpo e tranquilo para se alimentar, sentar à mesa, coisa que não se consegue fazer na correria do dia a dia. Ah, e não se esqueça de desligar a TV e deixar o celular para outra hora.

Todos esses aspectos têm influência sobre nossa saúde e nossa qualidade de vida, e devem ser considerados na hora de falar sobre alimentação saudável.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral