Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Município de Assunção do Piauí realiza capacitação dos novos visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz

O programa visa ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância.

Compartilhar

 

O Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz, na administração  municipal de Assunção do Piauí realizou, entre os dias 04 e 08 de fevereiro,  na sede do Centro de referencia de Assistência Social- CRAS do município,  a capacitação dos novos visitadores do Programa Primeira Infância no SUAS Criança Feliz.

Lançado no dia 5 de outubro de 2016, o programa Criança Feliz é uma iniciativa do governo federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância. O programa surge como uma importante ferramenta para que as famílias com crianças de zero a seis anos de idade ofereçam a seus filhos instrumentos para promover seu desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial.

O Programa tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias as políticas e serviços públicos de que necessitem. O programa vai colaborar no exercício da parentalidade, o que fortalecerá o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e estimula o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

PUBLICO ALVO

Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF);

Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias;

Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Os pilares do programa são visitas domiciliares e ações intersetoriais. As famílias participantes serão acompanhadas por uma equipe de profissionais capacitados, chamados visitadores. Eles vão orientar sobre cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida. Nesse ano de 2019 o município foi contemplado com ampliação das metas, de 100 famílias que eram atendidas passaram a ser 200 famílias.

A capacitação teve como objetivos:

- Formar visitadores municipais no modulo Cuidados para o desenvolvimento da Criança-CDC

Conteúdo programático:

· O que é o programa Criança Feliz

- Objetivos;

- Público prioritário;

· Ação Intersetorial e integrada das políticas voltadas para a criança;

· A importância do papel do Supervisor e Visitador;

· Quem é supervisor?

· Qual função;

· O planejamento das vistas;

· O que é?

· Relação entre supervisor e demais atores;

· Importância do papal dos Visitadores;

· Qual a função?

· Qual fluxo de atividades do visitador;

· Primeira infância

A capacitação, no município de Assunção do Piauí, foi realizada pela supervisora do programa Primeira Infância no SUAS, Gizely Araujo Lima, e contou com a atuação das psicólogas do CRAS do município Samia Oliveira Reis e Ítala Mesquita ambas sempre estão presentes nas atividades do programa. Esteve também presente a secretaria municipal de Assistência Social Francisca Alves Pereira onde a mesma participou da entrega das fardas, dos kits e certificados para os visitadores.

(Fonte: Gizely Lima, Assistente Social, Supervisora do Programa Criança Feliz)

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Cidades