Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Piauí reduz casos de arboviroses

95,6% dos casos de Chikungunya em relação ao mesmo período do ano passado.

Compartilhar

 

Segundo o 3º boletim epidemiológico de 2019 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí diminuiu 95,6% dos casos de Chikungunya em relação ao mesmo período de 2018. Dos casos notificados, foram apenas dois, em Teresina, sem registro de óbito. Já ano passado, foram 45 casos notificados em seis municípios.

As arboviroses apresentam uma diminuição constante. Segundo dados do mesmo período, a dengue diminuiu de 139 casos notificados em 2018 para 22 casos em 2019, representando uma diminuição de 84,2%. Até o momento, nenhum caso de zika vírus foi notificado.

Para Antônio Manoel, supervisor de arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde explica, “observamos que a redução de casos é periódica, há uma sazonalidade durante o ano e existem períodos em que ela volta a crescer, observando a série histórica, de 4 em 4 anos geralmente o número de casos volta crescer. Estamos numa tendência de diminuição geral de casos em 2019, mas não temos nenhuma garantia. A população precisa continuar vigilante e fazendo sua parte”. 
Como demonstra o gráfico, no período de chuvas, no primeiro semestre, sempre há aumento de casos de arboviroses, isso acontece pela maior proliferação do Aedes aegypti por conta da água parada.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Sesapi

Mais de Saúde