Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Engenheiro alerta para o risco de arrombamento de barragem no Piauí

Profissional do DNOCS no Piauí enviou relatório que trata de problemas em asfalto que podem comprometer a barragem.

Compartilhar

 

Um documento assinado pelo engenheiro Francisco Ribeiro Soares, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em 14 de dezembro do ano passado, revela problemas no asfalto da PI-327 que podem provocar graves danos à estrutura da  barragem Açude Caldeirão na cidade de Piripiri. 

Segundo o relatório, a via que foi inaugurada em janeiro de 2014 estaria apresentando “anomalias sob formas de erosões no talude de jusante e o inicio da cavidade na crista da barragem e que agora agravou, com as últimas chuvas, tomando quase toda a plataforma da PI-327”. 

O engenheiro enviou o documento ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí solicitando providências imediatas no sentido de corrigir ou implantar a drenagem no local “antes que algo mais grave aconteça, qual seja até o rompimento da Barragem, evitando dessa forma tragédias com ceifamento de vidas humanas”. 

Confira o documento na íntegra: 

Ao Portal AZ, o diretor do Departameto de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informou que uma equipe do órgão já está fazendo reparos no local. “Já assinamos uma ordem de serviço e pelo o que foi verificado não se trata de nada grave. No caso, nossa equipe já está no local em operação. Inclusive, estou indo para lá analisar de perto a situação”, disse. 

Relatório de Segurança 

Segundo o Relatório de Segurança das Barragens divulgado pela Agência Nacional das Águas, há treze barragens no Piauí que apresentam alto risco de Dano Potencial Associado- DPA ao comprometimento da estrutura do reservatório. 

No mesmo relatório, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, durante a fiscalização e execução de política de segurança das barragens, afirmou que encontrou dificuldades “com alguns órgãos empreendedores das barragens, pois a dificuldade do repasse dos projetos dos reservatórios faz com que dificulte na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragem”. 

Clique aqui e veja o relatório.

Barragem do Bezerro 

Em 08 de abril de 2018, a barragem do Bezerro, em José de Freitas, apresentou risco de rompimento e cerca de 50 famílias tiveram que deixar suas residências devido aos pontos de vazamentos na estrutura do imenso reservatório. 

P U B L I C I D A D E

Portal AZ

Mais de Geral