Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Conheça os novos gestores estaduais da Saúde

O levantamento constatou que a maioria do secretariado é constituído por homens, com formação em Ciências Médicas, em universidades federais.

Compartilhar

 

A mudança de governos estaduais também promove um novo ciclo de gestores na Saúde. Nesse sentido, é importante conhecer algumas características dos novos secretários. Por isso, a área técnica de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM) buscou informações a respeito de cada novo gestor, Estado por Estado.

O levantamento constatou que a maioria do secretariado é constituído por homens, com formação em Ciências Médicas, em universidades federais. Têm experiência em Atenção/ Gestão de Hospitais e algum tipo de pós-graduação (residência até doutorado).

Alguns desses novos secretários estaduais já comandaram a política no âmbito municipal. Portanto, conhecem a realidade e os desafios dos Municípios na execução de ações e na manutenção de Serviços de Saúde.

Dentre todos os Estados da Federação, apenas na Paraíba e no Rio Grande do Sul o comando estadual da Saúde ficará sob responsabilidade de mulheres. No primeiro caso, de uma enfermeira sanitarista e, no outro, de uma assistente social, com experiência prévia em Municípios e na construção de políticas de saúde específicas.

A CNM lembra aos gestores municipais que, neste início de novas administrações estaduais, é importante fortalecer a garantia do financiamento estadual nos serviços de saúde, as pactuações, e imprimir agilidade e transparência às decisões das Comissões Gestoras Regionais e Bipartite. É interessante a construção de uma agenda prévia com o Estado para mostrar a realidade e os desafios cotidianos dos Municípios.

Acesse aqui todos os nomes e contatos dos novos gestores estaduais.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

CNM

Mais de Geral