Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Projeto do Vereador Paiva Júnior institui o Dia dos Vaqueiros em São Miguel do Tapuio

O parlamentar apresentou a matéria em Sessão Ordinária da última quarta-feira (24/10).

Compartilhar

 

O vereador Antonio de Aragão Paiva Júnior (PDT) apresentou na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última quarta-feira, (24/10), o projeto de Lei do Legislativo, nº 02/2018, que cria o Dia dos Vaqueiros, no âmbito municipal, a ser comemorado anulante no dia 28 de setembro – período das festividades em honra ao padroeiro da  cidade, São Miguel Arcanjo.

Após a aprovação pela Câmara Municipal e, posteriormente, sancionada pelo Poder Público Municipal, a lei ficará instituída e deverá constar no Calendário Municipal de Eventos.

Ainda, em seu artigo 3º do citado projeto do edil Paiva Júnior, no Dia dos Vaqueiros  fica a administração municipal autorizada a promover eventos públicos em parceria com a iniciativa privada voltada para o seguimento da classe , com livre acesso de toda comunidade Sãomiguelense.

Mesmo sem sua instituição através de lei municipal, a festa do Vaqueiro já entra em sua 4ª edição, evento idealizado por empresários, fazendeiros, comerciantes e amigos, e que ocorre com a bênção na Igreja Matriz, cavalgada e festa gratuita com comida e música (com banda) Clube Daniel Bar.

A solicitação [pedido, idéia] para incluir o Dia dos Vaqueiros no calendário de evento municipal, por meio legal, partiu de um dos idealizadores, o empresário Maurício Meneses.

Historicamente, o vaqueiro é a figura central de uma fazenda, e se destaca como um homem destemido que desempenha um trabalho árduo e contínuo, pois passa a maior parte do tempo montado a cavalo percorrendo a fazenda, vigiando as espécies de animais e fiscalizando. Mas, a festa do vaqueiro  em São Miguel do Tapuio, além figura central , ora homenageada  , também recebe a participação de empresários, populares entre outras pessoas amantes desse patrimônio.

Vereador Paiva Júnior utilizando a tribuna em defesa do projeto de lei 02/2018 de sua autoria/Foto:Valter Lima

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral