Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Município de Assunção do Piauí avança no Ideb e supera metas do projeto

O Projeto IDEB implantado na rede municipal tem entre suas ações a ênfase nas formações continuadas dos professores, através de formadores de Língua Portuguesa e Matemática.

Compartilhar

 Educação em Foco

A Secretaria de Educação de Assunção do Piauí, ao assumir o compromisso de assegurar a todos/as os/ estudantes o direito ao aprendizado, visando a melhoria no processo educacional, conforme metas do Plano Municipal de Educação (PME), vem desenvolvendo desde do ano de 2017, um conjunto de ações com objetivo de melhoria da qualidade do ensino na rede pública municipal. Esse trabalho foi iniciado com a implementação do Projeto IDEB, que tem como foco a avaliação nacional.

O Projeto IDEB implantado na rede municipal tem entre suas ações a ênfase nas formações continuadas dos professores, através de formadores de Língua Portuguesae Matemática. Os Formadores de Língua Portuguesa e Matemática recebem formações especificas em Teresina por meio de parceria firmada entre o município e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) através do FORLEITURA e do FORMAT, que são capacitações com foco em metodologias voltadas para língua portuguesa e matemática respectivamente. O Projeto IDEB foi inovador em âmbito municipal, primeiro por se voltar para esse objetivo, qual seja o de elevar a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática e elevar os índices educacionais das avaliações externas, ainda muito baixos obtidos em edições anteriores (Vide gráfica IDEB municipal). Por conseguinte, estabelecer política de formação continuada, planejamento, acompanhamento, avaliação, correção de metodologias, definição de rotinas semanais contemplando os descritores da matriz de referencia dos componentes curriculares da prova, aplicação de simulados e devolutivas feita pelo professor nas suas respectivas turmas. Toda essa sistematização foi realizada em cada turma de 5º ano e de 9º ano, assim consolidando um trabalho de uniformização garantindo um trabalho equânime nessas turmas no ano de 2017.

Em 2018 o projeto passou por reformulações, agora denominado “De Olho na Prova Brasil 2019”, com ampliação do trabalho para mais turmas, envolvendo mais professores e mais profissionais, manteve a mesma sistematização planejamento, acompanhamento, avaliação, definição de descritores da matriz de referencia dos componentes curriculares da prova, aplicação de simulados e ênfase na formação continuada.

Portanto, cabe ressaltas que o êxito, para atingir resultado tão satisfatório, é importante destacar o trabalho baseado em esforços coletivo, em que cada envolvido, de forma cooperativa, faça a sua parcela. Entre todos os envolvidos no sistema educacional, e nesse aspecto os maiores merecedores do credito desse sucesso, são os professores de Língua Portuguesa e Matemática, que embora a princípio com muitas dificuldades, realizaram um trabalho com comprometimento, com abertura para o novo e de maneira coletiva foi-se construindo um aprendizado que deu resultado.

Fonte: Educação de Assunção do Piauí (SEMEC)

Veja a evolução nos gráficos abaixo:

Formação dos Educadores:

Equipe da SEMEC/Assunção do Piauí

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Educação