Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Sem Lula, ‘não voto’ para presidente cresce em 23 Estados e no DF

O cenário foi escolhido dada a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de impedir que o ex-presidente Lula de ser candidato à Presidência.

Compartilhar

Nos cenários que não consideram a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Planalto, o não voto cresce em 23 Estados e no Distrito Federal.

(Foto:Marcelo Camargo/Pesquisas apontam que menos pessoas devem votar em algum candidato no pleito)

Apenas no Ceará, Mato Grosso e Pará o valor do não voto aparece menor nas últimas pesquisas de intenção de voto do que foi verificado nas eleições de 2014. Quando comparada com 2010, pode ser incluído o Acre na lista.

O cenário foi escolhido dada a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de impedir que o ex-presidente Lula de ser candidato à Presidência.

Para as eleições de 2010 e 2014, foram somados os valores de brancos, nulos e abstenções. Nas pesquisas de intenção de voto para o pleito de 2018, foram somados os valores de branco, nulo e indecisos.

Cesar Maia, vereador pelo DEM na cidade do Rio de Janeiro e reconhecido analista político-eleitoral, afirma que a probabilidade de que na eleição para presidente os votos brancos, nulos e a abstenção possam alcançar 40% ou mais é muito grande.

Para ele, é preciso ver o impacto que a  propaganda eleitoral. “A televisão, em geral, desperta o eleitor para a própria campanha eleitoral. É como se o eleitor só soubesse que haverá campanha eleitoral no momento em que a televisão entra”, afirma. O horário eleitoral começou na última 6ª feira (31.ago.2018).

No Nordeste

Chama atenção os níveis de “não voto” no Nordeste, principal base eleitoral do ex-presidente Lula. Em Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe os níveis são de 40% ou mais.

A expectativa do PT é a de que boa parte do espólio eleitoral de Lula possa ser transferida para o provável candidato do partido à Presidência, Fernando Haddad.

Poder360 preparou 1 resumo do cenário atual:

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Paloma Rodrigues/Poder 360

Mais de Política