Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Município de Assunção do Piauí realiza Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo

No último sábado (18/08) já foi iniciada a campanha com realização do Dia “D” no município.

Compartilhar

 Saúde em Foco

O Poder Público Municipal de Assunção do Piauí, que tem como seu representante legal o prefeito Antonio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD), por meio da Secretaria de Saúde do Município (pasta de responsabilidade da Secretária Rosimar de França Lima) realiza, desde o dia 18 de agosto, a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A Campanha, que começou com o Dia “D” de imunização no município, no último sábado (18/08), é voltada para crianças de um a menor de cinco anos de idade.

O calendário de vacinação segue até o dia 29 de agosto na zona rural  e  também com imunização permanente no Posto de Saúde da sede do município: 

Dia 20/08: Sítio Velho, Caldeirãozinho e Salgada.

Dia 21/08: Lajeiro  Branco e Baixa Verde;

Dia 22/08: Buriti, Carnaubal, Caldeirão e Olho D’água;

Dia 23/08: Jatobá, Pitombeira e Tetéu;

Dia 28/08: Capriza.

Informações do Ministério da Saúde:

Frente aos surtos de sarampo e ao risco de reintrodução da pólio (paralisia infantil), a campanha de 2018 é indiscriminada nessa faixa etária. Ou seja, pretende atingir os pequenos que ainda não se imunizaram, os que precisam completar o esquema e até os que cumpriram a recomendação do Ministério da Saúde no passado.

Nesse último caso, a ideia é aplicar um reforço, que minimiza o risco de falha vacinal – quando as injeções por algum motivo não estimulam a produção de anticorpos contra essas enfermidades. Isso é incomum em quem cumpre o número de doses preconizadas, porém pode ocorrer.

No caso da poliomielite, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberão a vacina inativada (a VIP, que é injetável) durante a campanha. As que já passaram por uma ou mais doses terão à disposição a versão oral do imunizante (a VOP, que ficou famosa com o Zé Gotinha).

E, para o sarampo, todas devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola). Isso desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Dia D da campanha nacional foi agendado para o dia 18, um sábado – ela segue até o 31 de agosto.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Saúde