Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Dia D de vacinação contra H1N1 em São Miguel do Tapuio ocorrerá no próximo sábado (12)

Próximo sábado, 12 de maio, será a data de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza.

Compartilhar

 Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, no Piauí, divulgou o calendário de vacinação contra a Influenza H1N1. De acordo com o secretário da pasta, Erasmo Freire, as primeiras doses serão aplicadas a população no próximo sábado (12), quando será realizado o Dia “D” na sede do município.

O Secretário informou que no Dia “D” o atendimento será das 8h às 17h na UBS Canto, UBS Luís Araújo Torres, UBS Aldenora Araújo Chaves, UBS Dona Rosaura, Unidade Escolar Matadouro, Unidades Escolar Mamede Alves, Escola Agrícola Conego Cardoso e CRAS bolsa família. Ele disse ainda que a vacinação dos acamados será feita por duas equipes volantes.

Falta de vacina

Até a última quinta-feira, dia 03 de maio, a Secretaria de Saúde de São Miguel do Tapuio só teria recebido 22% do total de doses que o município precisa para aplicação. Na sexta-feira (04), foi comunicado que mais 26% da vacina teria chegado, garantindo o dia “D” na sede do município. Na zona rural a campanha de vacinação será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio.

Quem pode se vacinar?

São considerados grupos prioritários crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos. A vacina contra a Influenza H1N1 é contraindicada apenas para aquelas pessoas que tenham alergia a ovo.

                                     Erasmo Freire - Secretário de Saúde/Município São Miguel do Tapuio

Sintomas

Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são: febre alta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e indisposição. Segundo especialistas, é importante adotar alguns cuidados de higiene básicos para evitar a propagação da doença, como lavar as mãos regularmente e evitar aglomerações sempre que possível.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Portal Samita

Mais de Saúde