Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Assunção do Piauí assinou termo de cooperação que viabiliza a implantação do SIM no território dos Carnaubais

O Serviço de Inspeção tem como objetivo aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal.

Compartilhar

 Foto:Divulgação

No dia 03 de maio (do vigente ano), em plenária  sediada na cidade de São Miguel do Tapuio,  sob a Coordenação do Conselho do Território dos Carnaubais e a Seplan (Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí) , o município de Assunção do Piauí, assinou o Termo  de Cooperação Técnica para implantação das bases para realização dos Serviços de Inspeção no Território.

Além de Assunção do Piauí, os outros municípios que compõem o território dos carnaubais também aderiram com assinatura do termo, na ocasião do evento. Outras ações também foram definidas, como: Nivelamento Técnico, e Aprovação do Plano de Trabalho.

O serviço tem como objetivo aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação sanitária.

Com a criação do SIM, os abates de animais realizados no município para fins comerciais passam a ser monitorados, inspecionados e certificados, através do selo de garantia e também trará vantagens no plano da geração de renda para agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores que atuam na produção e manipulação de alimentos, comercialização de carne in natura ou de verduras, frutas, polpas, leite, mel e derivados.

A implementação do Serviço de Inspeção Municipal envolve também a sensibilização da população sobre os riscos do consumo de carnes abatidas de maneira clandestina.

Para o prefeito Netinho, a próxima etapa, a criação do Sistema de Inspeção Municipal,  será de muito importância para que o Município de Assunção do Piauí  promova, efetivamente,  a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentive a formalização dos estabelecimentos , oportunize a geração de renda dos produtores e, por consequência, amplie as receitas municipais e fomente o desenvolvimento local.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral