Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Prefeito Magno participa de plenária para implantação do SIM no Território dos Carnaubais

O evento aconteceu nesta quinta-feira (3) na cidade de São Miguel do Tapuio.

Compartilhar

 Prefeito Magno Soares (PT)/Foto:Valter Lima

O prefeito de Castelo do Piauí, José Magno Soares (PT), participou durante o dia de hoje (quinta-feira), 03/05, em evento sediado na cidade de São Miguel do Tapuio, de plenária convocada pela Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) e a Coordenação do Conselho do Território dos Carnaubais para a implantação das bases para realização dos serviços de inspeção no Território.

 Magno Soares, gestor municipal castelense, é membro do Conselho Estadual dos Territórios, e, na ocasião, falou da importância e os benefícios da criação do sistema para os municípios. Segundo ele, através da lei, a fiscalização dos produtos irá trazer resultados de qualidade e segurança, potencializando a produção capacitada do território, combatendo a clandestinidade.

O evento contou com a presença de vários gestores municipais da região, secretários municipais, representantes da sociedade civil e representantes dos municípios que compõem o Território dos Carnaubais.

 São Miguel do Tapuio, município escolhido para sediar o evento, está em processo de implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ação que visa aprimorar as boas práticas na produção de alimentos de origem animal e vegetal e que dará condições aos pequenos produtores rurais de comercializarem seus produtos de acordo com a legislação sanitária.

Dentro o seu cronograma, a programação da planária junto aos representes realizou:  Nivelamento Técnico, Assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Aprovação do Plano de Trabalho.

De acordo com o Agente de Desenvolvimento da SEPLAN – Secretaria do Planejamento do Piauí, Gescivaldo Gama, a partir da criação do Sistema de Inspeção Territorial, os municípios poderão criar também os seus sistemas de inspeção municipal.

O evento ainda contou com a participação da consultora do SEBRAE, Elza Soares, que falou sobre o Selo SIM: uma abordagem para além da segurança sanitária. “A implementação do SIM é um redesenho importantíssimo em termo de qualidade de vida e de saúde pública dos munícipes, porque passa-se a ter agora uma preocupação sobre o que está sendo levado para a mesa, o que está sendo consumido”, coloca a consultora.

Com a criação do SIM, os abates de animais realizados no município para fins comerciais passam a ser monitorados, inspecionados e certificados, através do selo de garantia.

De acordo com Elza, a implantação do SIM também trará vantagens no plano da geração de renda para agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores que atuam na produção e manipulação de alimentos, comercialização de carne in natura ou de verduras, frutas, polpas, leite, mel e derivados.

Na ocasião os prefeitos e representantes de municípios assinaram o Manifesto de Interesse, onde declararam ter conhecimento do acordo de cooperação técnica visando a prestação de apoio operacional para a realização de inspeção de produtos de origem animal e vegetal, relacionados aos principais arranjos produtivos, indutores do desenvolvimento local, celebrado entre o Estado do Piauí, através da Agencia de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI e da Secretaria de estado do Planejamento – SEPLAN e os municípios do Território de Desenvolvimento dos Carnaubais.

Várias autoridades participaram da plenária, entre elas o prefeito Lincoln Matos, José, Luis Cardoso (Prefeito de Nossa Senhora de Nazaré), Francisco Medeiros (Prefeito de Capitão de Campos), Ananias Fernandes (Prefeito de São João da Serra), Douglas Pereira (Presidente da Câmara de Sigefredo Pacheco), Ayrton Matos (Secretário de Agricultura de Campo Maior), Walmir Soares (Prefeito de Buriti dos Montes), José Waldo (Prefeito de Juazeiro do Piauí), José Carlos (Prefeito de Jatobá do Piauí), Francisco do Monte Marinho (Secretário de Agricultura), Lucas Gomes (Coordenador Regional da Emater), Dr. Willames Pereira (Médico Veterinário), representando o prefeito de Assunção do Piauí, Netinho ,   Karine Área Leão (Consultora do Sebrae), Patrícia Vasconcelos (Secretaria de Desenvolvimento do Estado), Amália Rodrigues (Representante da Seplan), Marcos Vinicius (Representante da Adapi), Iolanda (Representante da Vigilância Sanitária Estadual), Gessivaldo José (Agente de Desenvolvimento do Território dos Carnaubais), Djaci Nogueira (Presidente da Câmara de São Miguel do Tapuio), Edmilson Reis (Vereador de Juazeiro do Piauí), Junior Visgueira (Vereador de Juazeiro do Piauí), entre outros.

Fotos:Valter Lima

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral