Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Famílias assentadas recebem títulos definitivo de terras em São Miguel do Tapuio

A titularidade às famílias foi concedida pelo INCRA/PI, e contou com a presença de várias autoridades.

Compartilhar

 

O INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/PI, através do seu superintendente, Howzembergson Brito Lima, e outros diretores, realizou na manhã desta sexta-feira, 16 de março, a entrega de Títulos de Domínio [posse de terras] a 124 famílias do Projeto de Assentamento Ponta da Serra, núcleo Cachoeira, na zona rural de São Miguel do Tapuio, no Piauí.

Histórico do Assentamento Ponta da Serra/Origem

O Projeto Assentamento Ponta da Serra foi criado em 1995 para atender cerca de 250 famílias de agricultores, desde a sua criação os agricultores lutaram pela conquista do registro de terra. E, hoje, 22 anos após, 124 destas famílias estão recebendo o título definitivo de seu lote.

Nesse período as famílias foram assistidas por diversos benefícios, como crédito destinado a reforma agrária, semiárido, habitação e reforma, além de construção de estradas e perfuração de poços.

A ação de título de posse aos assentados contou com a luta direta do deputado federal Júlio César (PSD). E, na ocasião, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), que é filho do parlamentar federal Júlio César, falou da importância da titularidade de posse das terras às famílias ora comtempladas. “O título de posse dar o direito de propriedade, dar uma garantia familiar e dar condições ao proprietário em ter financiamentos e investimentos em seu lote de terra. São Miguel tem recebido uma atenção especial do nosso mandato em várias ações, e, hoje, concretizamos mais uma, e nesse dia festivo gostaria de parabenizar a todas as famílias pela conquista aqui alcançada” – disse Georgiano.

 O prefeito municipal, Lincoln Matos, do PTB, em sua fala,  destacou suas lutas junto aos agricultores de todo território sãomiguelense , em busca de avanços na agricultura familiar e a conquista de benefícios que possam melhorar a vida do homem que vive no campo, bem como destacou sua felicidade em ver mais uma conquista se consolidar. “Mais do que discurso, a mim interessa a prática, hoje vocês agricultores, vocês proprietários dessa terra, sabem como ninguém como foi e como é o meu relacionamento com o agricultor, com o homem do campo, desde que pisei meus pés nesta terra estive ao lado de vocês em suas lidas e suas lutas, o maior exemplo disso são escolas construídas na zona rural, estradas, unidades de saúde, apoio a agricultura familiar, sistemas de abastecimento de água, e tantas outras ações que visam melhorar a vida de vocês” pontuou no gestor.

O diretor de desenvolvimento social e lazer de Governo do Estado do Piauí, José Cardoso (PSD), também proferiu discurso, em nome do deputado Júlio César, e enalteceu a assídua luta do parlamentar, para a conquista da posse de terras pelas famílias do Assentamento Ponta da Serra.

Outras autoridades estiveram no evento, entre elas: presidente do assentamento, Miguel Ferreira, prefeito de Assunção do Piauí, Antonio Luiz Neto (PSD), vice-prefeito de Buriti dos Montes, Francisco Ismael, presidente do sindicato dos trabalhadores Regivaldo Siriano, vereadora Neide Alves (PTB), empresário Cleuton Milanez, entre outras.

Fotos:Valter Lima

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral