Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Revisão cancela 77,7% dos benefícios do INSS no Piauí

Após a realização de 2.746 perícias, 2.136 benefícios foram cancelados no Piauí. Número pode aumentar nos próximos meses.

Compartilhar

 

Dados obtidos pelo ODIA junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) apontam que 77,7% dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) a piauienses foram cancelados após a revisão que está sendo feita pelo órgão. No Piauí, foram realizadas 2.746 perícias com 2.136 benefícios cancelados.

Ainda de acordo com os dados, a ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 426 benefícios. Além disso, 440 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 99 em auxílio-acidente, 17 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 54 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional. No estado, 8.117 benefícios de auxílio-doença serão revisados. A economia anual estimada até agora é de R$ 37,5 milhões.

O pente-fino nos benefícios está sendo feito com o objetivo de evitar irregularidades e pagamentos indevidos. Todos os beneficiários estão sendo convocados por meio de cartas. Após o recebimento, o segurado tem cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. O beneficiário que não atender à convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso até regularizar a situação.

A expectativa do INSS é convocar 1,5 milhão de pessoas que estão sem perícia há mais de dois anos. Dessas, 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de 1 milhão são aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Portal Odia

Mais de Geral