Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Metodologia de trabalho do Selo UNICEF é assunto de reunião em Assunção do Piauí

O evento reuniu consultor, articulador, agentes de saúde, secretário municipal e vereador.

Compartilhar

 Selo Unicef - Município Aprovado

 Oficialmente inscrito na edição 2017-2020 do Selo UNICEF Município Aprovado, o município de Assunção do Piauí, sob a administração do prefeito Antonio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD), realizou no último sábado, 20/01, na Câmara Municipal de Vereadores, reunião para exposição de metodologias de trabalho do Programa em território assunçãoense.

O evento, coordenado pelo Consultor/ Professor Edimilson Pereira de Araújo, contou com a participação dos agentes comunitários de Saúde, do vereador Fabinho, do articulador do Selo no município, Gilberto Farias e   da Secretária de Assistência Social, “Quinha Alves”.

Em sua exposição aos atores presentes, Edimilson explicou as regras  de ações  do Programa Selo UNICEF Município Aprovado: o que é o UNICEF, qual a sua importância na parceria com o município de Assunção do Piauí , como implementar o Selo no município, o papel e o compromisso do articulador, do Prefeito, dos secretários e dos profissionais de cada secretaria.

 Edimilson ainda enfatizou o processo de avaliação que o UNICEF realiza para conferir o Selo ao município e, dentre esse processo ele destacou os 11 indicadores de impacto social e as ações que estão nesse processo.

Para uma avaliação de entendimento, Edimilson deixou abertas as colocações para os participantes falarem da importância do Selo para o município. Os participantes destacaram a importância de o município organizar a gestão pública em favor da criança e do adolescente e o atendimento dos serviços disponíveis de forma correta.

Por fim, ficou firmado um compromisso dos agentes de saúde e os vereadores realizarem um mapeamento dos casos de crianças e adolescentes que estão fora da escola, sem título de eleitor, sem registro de nascimento, sem acessos aos serviços de saúde, sem carteira do adolescente para controlar as vacinas e demais atendimentos na saúde e, ficou certo de ser agendada uma reunião com o Ministério Público, Judiciário, Policia,  prefeito e cartório de registro civil e eleitoral,  para montar estratégia de intervenção. Foi agradecida a presença de todos e os participantes saíram motivados aos trabalhos do Selo no município.

SELO UNICEF

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional dado a cidades que desenvolvem políticas públicas de proteção integral a crianças e adolescentes de até 17 anos, com o intuito de promover redução das desigualdades e garantir os direitos da infância e juventude.

Para conquistar esta certificação, é necessário que o município inscrito realize uma série de ações, durante o período de quatro anos, que envolvem diversas áreas de forma integrada, como saúde, educação, desenvolvimento social e esporte. Todas as ações são propostas pelo Selo em guia metodológico e rigorosamente avaliadas por um mediador. É preciso cumprir 70% das atividades propostas para garantir o reconhecimento.

Fotos:Valter Lima/Tapuio Notícias

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral