Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Secretário de Meio Ambiente de Castelo do Piauí realiza visita ao Rio Cais para fiscalização técnica

Nas imagens coletadas é possível observar que o Rio sofre com o acúmulo de resíduos sólidos como sacolas e garrafas pet em seu leito

Compartilhar

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Castelo do Piauí realizou uma vistoria técnica para fiscalizar denúncias de descarte de resíduos sólidos na no leito do Rio Cais em Castelo do Piauí. O órgão constatou na segunda-feira (15) que o local está poluído com acúmulo de embalagens de produtos em diversas partes, além de outros problemas encontrados no local.

Em percurso realizado no leito do Rio, que corresponde do Bairro Mutirão até a Ponte Rodoviária da PI115, foi feita uma coleta de imagens pelo secretário, ao que chamou de marcas de degradação ao Rio Cais. Nas imagens coletadas é possível de observar que o Rio sofre com o acúmulo de resíduos sólidos como sacolas e garrafas pet em seu leito

Durante uma fiscalização, o secretário de meio ambiente, Edmilson Abreu, encontrou muito lixo doméstico, desmatamento no leito do rio de forma desordenada, águas completamente contaminadas com indícios de envenenamento, provocando a morte de vários animais aquáticos (peixes e outros), roças sendo feitas com queimadas prejudicando completamente a vegetação e a destruição em massa das matas nativas provocando um esbarreramento das margens do rio.

Avaliação

Edmison Abreu explicou que muitos desses resíduos são extremamente prejudiciais ao solo e a vegetação nativa, além da poluição visual e do mau cheiro. Segundo ele, a população precisa ter consciência da importância de preservação e conservação do local.

“Um dos pontos negativos em relação ao quantitativo de lixo que encontrei no leito do Rio Cais é a ausência da conscientização dos moradores sobre a educação ambiental. O plástico, por exemplo, demorará 100 anos para sumir, uma garrafa pet chega até 400 anos e o vidro aproximadamente 4 mil anos poluindo a natureza, se pararmos para pensar é uma agressão muito grande ao meio ambiente”, disse o secretário.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura municipal por meio da secretaria de meio ambiente pretende desenvolver ações relativas à preservação e cuidado do Rio Cais, como medidas mitigadoras voltadas à coleta seletiva e de conscientização da população.

“Baseado na vistoria técnica, iremos criar grupos de mobilização ao plantio de árvores nativas, conscientizar os proprietários de terras próximo ao local para que sejam responsáveis pela recuperação de suas terras degradáveis, solicitar da sociedade para contribuir na identificação de indivíduos que estejam colocando veneno em alguns poços, provocando a morte de várias espécies de peixes, mobilizar educadores e alunos para atuarem com prioridade no campo pedagógico à educação ambiental e gradativamente teremos ações que envolvam todos os moradores na questão do cuidado e importância de manter o local limpo”, finaliza.

Além do secretário de meio ambiente, Edmilson Abreu, participaram ainda da visita o Titular do Conselho Municipal do Ambiente, Professor Matos, Representante da Secretaria de Agricultura, Jerry Adriano e o Vereador Marcelo Mineiro.

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

Tribuna em Foco

Mais de Geral