Home 
12/12/2017 às 14h10
Assunção do Piauí está comemorando , neste dia 12/12, 23 anos de Emancipação Política

Veja fotos das solenidades que já aconteceram dentro da programação alusiva , nesta manhã (12).

Da Redação

A festa dos 23  Anos de  emancipação político-administrativa  de Assunção do Piauí , comemorado nesta terça-feira , 12 de dezembro , ganha uma vasta programação posta pela Prefeitura Municipal, que tem como administrador o Prefeito Antonio Luiz Neto , o “Netinho” (PSD). Nesta manhã , sob a organização da Assistência Social (Secretária Quinha Alves e equipe), CRAS (Santa Inácia e equipe) e ornamantação de Vânia Eventhos, aconteceram as solenidades: Missa em Ação de Graças , celebrado pelo Pe. Miguel , execussão do hino da cidade, de forma instrumental acústico , por um grupo de músico local , partilha do bolo, além de apresentações musicais e culturais/religiosas.

As solenidades foram prestigiadas por várias autoridades municipais , secretários assessores da administração municipal, entre elas: o prefeito Netinho, o vice-prefeito Jovelino , Secretária de Educação , Antonia Alves , Secretária de Assistência Social , Quinha Alves, Secretária de Finanças, advogada Leila Mota, Secretária de Administração , Lucélia Mota, Tesoureiro, Cristian Lima (músico), vereador Fabinho , vereador Totonho Cosmo , vereador Zé Padre, vereador Zé Santana , vereador Iderlon , entre outros.

Na ocasião  da partilha do bolo , momento esperado por muitos assunçãoenses presentes, o  prefeito Netinho ofereceu a primeira fatia da guloseima  ao vice-prefeito Jovelino . O bolo foi confeccionado com muito carinho pelas funcionárias públicas “Socorro Inácio” , Raimunda Campelo e Ana Neta.

O prefeito Netinho informou a participação/visita ao município , do deputado estadual Georgiano Neto.

Histórico/Assunção do Piauí/Fonte:IBGE

Em 1925, o Governador do Estado, Matias Olímpio de Melo criou o Município de Aroazes. Ao novo município foram anexadas algumas fazendas do vale de São Nicolau, pertencentes ao Município de São Miguel do Tapuio. O município teve vida efêmera. João de Deus Pires Leal ( Joca Pires ) ao assumir o Governo do Estado, pela Lei n° 1.198, de 19 de junho de 1928, transferiu a sede do município de Aroazes para o povoado de Assunção. Teve papel importante nessa transferência, Antonio José Alves Vieira (Major Vieira), cearense, homem simples, de gestos grosseiros, sem influência política no Estado mas de grande prestigio junto ao Governador Joca Pires. Major Vieira, com propriedade de Assunção à Vitória.

Tinha um eleitorado fiel ao coronel Milu, de Castelo, que apoiou incondicionalmente Joca Pires. Por causa da campanha e sem dúvida, pelo seu caráter singular, Vieira conseguiu de tal modo a simpatia do governador que, entre outras coisas, tinha acesso ao seu Gabinete. Com esse prestigio conseguiu que Assunção passasse a ser sede de município em detrimento de Aroazes e mesmo sem as condições exigidas. Nomeado primeiro intendente. Julgado, por muitos, sem capacidade para a função, transformou uma residência em intendência, melhorou a arrecadação de impostos, criou o cartório, cujo primeiro tabelião, Cesídio Nelson Vieira, que continuou no cargo com a transferência da sede municipal para São Miguel. Gentílico: assunçãoense 

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Assunção do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 0510-1989, com o topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4680, de 26-011994, desmembrado de São Miguel do Tapuio. Sede no atual distrito de Assunção do Piauí expovoado de Assunção. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997,
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fotos:Valter Lima

P U B L I C I D A D E


Link
Comentar pelo facebook:

Notícias relacionadas