Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

CNM divulga novo estudo sobre crise nos Municípios

Com este estudo, a CNM espera apresentar à sociedade alguns entraves e dificuldades que passam os prefeitos do Brasil.

Compartilhar

 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou um novo estudo acerca da crise nos Municípios. O cenário de aperto nas contas financeiras municipais é um reflexo de um aumento, nos últimos anos, da participação das contribuições na receita corrente da União em detrimento dos impostos. E para entidade, isso se configura uma injustiça, pois a Constituição impõe a divisão dos impostos entre os entes federados, enquanto que as contribuições estão isentas disso.

O levantamento da entidade apresenta, de forma detalhada, informações sobre: as quedas nas arrecadações dos últimos três anos; evolução do quadro de pessoal e gasto com a folha de pagamento; orçamento esperando no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) x realizado este ano; repatriação no orçamento x realizado; queda dos Investimentos da União; execução dos Restos a Pagar (RAP); emendas parlamentares; obras paradas; precatórios; programas federais; e corte no Orçamento da Assistência social.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que “esta crise que é conjuntural e também sistêmica e assola há muitos anos as combalidas finanças públicas”. Ziulkoski lembra ainda que um dos pleitos que consta da pauta da CNM e do movimento municipalista é a participação dos Municípios nesta arrecadação das contribuições da União, ou a inclusão delas na cesta que compõem os Fundos de Participação.

Com este estudo, a CNM espera apresentar à sociedade alguns entraves e dificuldades que passam os prefeitos do Brasil.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

CNM

Mais de Política