Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Acordo entre os Correios e o Banco do Brasil vai garantir o funcionamento do Banco Postal

Deputado federal Júlio César (PSD/PI), liderou a luta para reverter a situação.

Compartilhar

 Os deputados piauienses Júlio César (Federal) e Georgiano Neto (estadual) participaram da reunião

O ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta terça-feira (3) que o fechamento dos bancos postais este ano está suspenso. Segundo ele, foi feito um acordo entre o Banco do Brasil e os Correios para que os custos continuem sendo financiados pelo BB pelo menos nos próximos 4 meses.

“Acabamos de finalizar um entendimento com o Banco do Brasil, aonde o banco nos próximos 4 meses irá continuar com o financiamento das ações do banco postal. Com isso até o final de janeiro nós temos a tranquilidade de encontrar outra solução para que o banco postal não deixe de prestar o excelente serviço que faz ao longo dos anos”, disse o ministro em um vídeo postado na internet após reunião em Brasília.

Os deputados piauienses Júlio César (Federal) e Georgiano Neto (estadual) participaram da reunião. De acordo com Georgiano, o acordo vai evitar o fechamento imediato de 1.900 agências pelo país.

“Está garantido o funcionamento de 1900 agências que iriam fechar as portas ainda neste mês. O deputado federal Júlio César liderou a luta para reverter à situação”, afirmou Georgiano em suas redes sociais.

No Piauí, a previsão é que 114 agências fossem fechadas. O principal entrave está relacionado com as condições de segurança. Os bancos postais não possuem portas giratórias de segurança individual, detectores de metal, blindagem, circuito interno de filmagem e vigilância armada durante o expediente de funcionamento. Em função disso, os Correios alegaram que não tem condições de cumprir as exigências.  (com informações do portal cidade verde.)

No Piauí, no dia 13 de setembro, as agências dos Correios fixaram avisos  comunicando aos usuários/clientes  da descontinuidade  dos serviços bancários (postais)  para o Banco do Brasil, em interrupção de inoperância dia 11 de outubro de 2017. Essa informação deixou a população de muitas cidades do interior do Piauí apavorada.

No município de Assunção do Piauí, cidade que depende quase que exclusivamente do atendimento do banco postal dos Correios, o aviso de fechamento desses serviços deixou moradores preocupados. Naquela ocasião, o prefeito da cidade, Antonio Luiz Neto (PSD), procurado pela reportagem do Tapuio Noticias, falou que o encerramento do atendimento dos serviços postais na cidade geraria um grande prejuízo e transtorno para  toda população e que buscaria , com urgência,    por meio das autoridades políticas, que a situação fosse cotornada.

Confira o depoimento do prefeito Netinho ao TN no momento do aviso do fechamento do serviço postal do Correio de Assunção do Piauí:

"Esse atendimento bancário, diga-se de passagem, vem servindo para a população, como uma ótima alternativa, já que o município não possui agência do Banco do Brasil, e esses usuários já vem sofrendo transtornos pela a inoperância de serviços bancários nos municípios de São Miguel do Tapuio e Castelo do Piauí, devido a falta de atendimento por consequência de assaltos a esses estabelecimentos. É bom que se diga também, que esse serviço promove a circulação de recursos dentro do município de Assunção do Piauí, e que ainda, oferecendo somente o básico de seu padrão normal, ameniza a situação de muitos populares (aposentados, funcionários públicos, comerciantes) e instituições públicas de forma geral.

Vamos lutar para que esse informe (medida) dos CORREIOS não inclua o município de Assunção do Piauí; estaremos, em caráter de urgência, como gestor público e representante do povo, lutando para que tudo seja contornado e continuemos com os serviços de atendimento bancário do BB em nossa cidade.

Nesse sentido, e diante da iminência de um prejuízo coletivo, que pode afetar diretamente os aposentados, pensionistas, parte dos servidores públicos e comercio de forma geral, pedimos a compressão da superintendência dos CORREIOS junto ao BANCO DO BRASIL, a sensibilidade, no sentido de permanecer com esse serviço considerado como válvula de escape para os usuários. Vale salientar, ainda, que a  economia da cidade depende do dinheiro dos aposentados e do pagamento de benefícios do governo federal feitos sob essa alternativa bancária do Banco Postal/Banco do Brasil  em parceria com os Correios".

Antonio Luiz Neto , Prefeito Municipal de Assunção do Piauí.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Geral