Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Polícia

Polícia Federal no Piauí desarticula quadrilha do INSS

A Operação mobilizou 15 Policiais Federais do Piauí para o cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão em 04 endereços em Teresina

Compartilhar

A Polícia Federal, em parceria com o INSS, deflagrou nesta manhã 12/09 a Operação TRIPLA FACE para desarticular grupo criminoso especializado na falsificação de documentos públicos e privados com o fim de continuar a receber benefícios previdenciários de beneficiários falecidos, sendo resultado de uma investigação iniciada em Julho de 2015.

A Operação Policial mobilizou 15 Policiais Federais do Estado do Piauí para o cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão em 04 endereços dos investigados em Teresina, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina/PI. 

A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas dos investigados.

O grupo criminoso investigado possui o seguinte modo de agir:

Identificação de beneficiários do INSS falecidos;

Falsificação de RG em nome do beneficiário falecido;

Obtenção de Procuração Pública ideologicamente falsa por meio da utilização do RG falsificado;

Cadastramento de Procurador do beneficiário junto ao INSS, utilizando-se do RG falso e da Procuração Pública falsa, além de um Atestado Médico falso atestando que o beneficiário está impossibilitado de se locomover;

Reativação e recebimento normal do benefício.

No decorrer das investigações já foi comprovado o recebimento fraudulento de um benefício previdenciário, o qual causou um prejuízo de R$ 242.690,01 aos cofres do INSS. Há indícios de fraude no recebimento de pelo menos outros 23 benefícios previdenciários.

Os crimes praticados pelo grupo criminoso são: Estelionato Previdenciário (Art. 171, § 3º do Código Penal); Associação Criminosa (Art. 288 do Código Penal); Falsidade ideológica (Art. 299 do Código Penal); e Uso de Documento Falso (Art. 304 do Código Penal).

O nome da Operação TRIPLA FACE decorre do fato do grupo criminoso ter utilizado 03 RG'S diferentes com os dados de uma beneficiária falecida, alterando apenas as fotografias dos RG'Ss.

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

Douglas Cordeiro

Mais de Polícia