Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Município de Assunção do Piauí promove ação ‘Setembro Amarelo’ em combate ao suicídio

O objetivo dos eventos é conscientizar a população sobre a importância do combate às causas do suicídio e promover ações sociais.

Compartilhar

 Saúde/Alerta - 'Setembro Amarelo'/Foto:Valter Lima

Para lembrar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde de Assunção do Piauí, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Prefeitura Municipal, realizou nesta segunda-feira, 11/09, conscientização ‘Setembro Amarelo’, sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a sociedade a respeito do fato.

O ato, que envolveu profissionais dos setores da Educação, Saúde e Assistência  Social,  ocorreu no final da tarde na Praça Luiz Bento de Macedo, com concentração, caminhada pelas ruas, apresentação de música gospel, coral, palestra e depoimentos.  As secretárias Gabriela Mendes (Saúde), Antonia Alves (Educação) e “Quinha Alves” (Assistência Social) coordenaram as equipes profissionais envolvidas na programação.

Por motivos superiores o prefeito municipal Antonio Luiz Neto, o “Netinho”, do PSD, não participou do evento, porém, em reflexão  enviada via WhatsApp, o gestor disse:” É importante iniciarmos a etapa de conscientização, pois, dessa forma , as pessoas ficarão atentas e conseguirão identificar quem realmente precisa de ajuda”.

Centenas de populares assunçãoenses participaram do evento e acompanharam aos momentos de reflexão e alerta sobre o assunto. Representado a prefeitura municipal, compareceu ao ato, o tesoureiro Cristian Lima, que falou da importância desse alerta à sociedade acerca de uma preocupação geral e que deve ser enfatizada com consistência. “Esse tipo de ação é imprescindível ao município, pois, previne vários casos, além do suicido, como uso de drogas, entre outros assuntos englobados dentro do movimento e que serve como mecanismo de alerta à sociedade” – pontuou Cristian.

Sobre o tema

Países do mundo inteiro têm utilizado o dia 10 de setembro como dia de combate e prevenção ao suicídio. A importância da data se deve a estimativa da OMS – Organização Mundial da Saúde de que nos últimos 45 anos a taxa de suicídio cresceu 60% no mundo. A cada ano, 1 milhão de pessoas tiram a própria vida, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos, número que pode dobrar até 2020. 

Fotos:Valter Lima

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Saúde