Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Município de Assunção do Piauí mobiliza população sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio

Evento objetiva dar visibilidade ao assunto e alertar a sociedade como salvar vidas

Compartilhar

A Secretaria Municipal da Saúde de Assunção do Piauí, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Prefeitura, realizará, no dia 11 de setembro, na Praça Luiz Bento, Centro, às 17h, mobilização intersetorial sobre Prevenção do suicídio e Valorização da Vida, com Palestra e caminhada pelas principais ruas da cidade.

REFLEXÃO AO ASSUNTO:

 A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.

Dados do Ministério da Saúde e da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Valorização da Vida (CVV) estimam que pelo menos 32 brasileiros, tiram a própria vida diariamente, percentual superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Desses 32 casos, 28 poderiam ter sido prevenidos. No mundo, estima-se que uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Os estudos e cartilhas tocam em um ponto em comum: a importância da escuta. Alguns potenciais suicidas dizem ter desistido de morrer porque foram ouvidos.

Foi pensando em uma forma de prevenir esse problema que a campanha “Setembro Amarelo” foi iniciada no Brasil, em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e rapidamente recebeu a adesão de Estados e Municípios pelo país.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Saúde