Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Reportagem alerta para ameaça de corte de verba do PSF

A reportagem aponta que o acompanhamento da população por parte dessas equipes trouxe resultados importantes na área.

Compartilhar

 

O Ministério da Saúde anunciou que deverá realizar mudanças na Política Nacional de Atenção Básica e retirar recursos do Programa Saúde da Família (PSF). Ainda antes de ser implementada, a possibilidade levou à mobilização de entidades médicas. A situação foi tema de reportagem veiculada no jornal Bom Dia Brasil nesta sexta-feira, dia 4 de agosto.

“O Ministério da Saúde garante que o atendimento não vai ser prejudicada, mas entidades ligadas à área de saúde alertam que a ideia é fazer com o dinheiro que hoje é aplicado exclusivamente no programa passe a ser usado também em outros tipos de atendimento e que isso pode resultar em um número menor de equipes e prejudicar os pacientes e o Sistema Único de Saúde”, afirmou jornalista.

A reportagem aponta que o acompanhamento da população por parte dessas equipes trouxe resultados importantes na área. Dados da Unicamp mostram que, depois da assistência do Programa, o número de infartos caiu 56% e a incidência de derrames cerebrais também teve queda, de 45%. Uma consulta pública está aberta para debater as mudanças. “Nós vamos fazer com que recursos que hoje são destinados exclusivamente para a Saúde da Família sejam divididos com outras modalidades de atendimento, portanto, fragilizando essa modalidade. E isso poderá ter consequências negativas para a saúde da população e para a organização do Sistema Único de Saúde”, afirmou o coordenador da Rede de Pesquisa da Abrasco, Luiz Facchini.

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

CNM

Mais de Saúde