Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

O Ministério da Saúde pretende informatizar os serviços nas UBS

A ideia é apoiar estados e municípios na informatização.

Compartilhar

 O Ministério da saúde lançou uma consulta pública para reunir propostas de empresas interessadas em promover a digitalização dos serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o País.

A ideia é apoiar estados e municípios na informatização. Atualmente, apenas 35,7% das UBS usam o prontuário eletrônico. O objetivo da pasta é que todas as UBS usem o programa até o fim do ano que vem.

“A medida é fundamental para que o gestor público possa ter acesso a informações precisas sobre o atendimento e os principais problemas de saúde do cidadão, além do maior controle do gasto público. Para a população, permite o acesso a serviços de mais qualidade. Seus dados clínicos estarão disponíveis em qualquer unidade de saúde do País”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O projeto básico está disponível para receber as contribuições até 21 de julho. Com a digitalização dos dados dos pacientes, o acesso aos prontuários pode ser feito em todas as unidades do País por meio de biometria.

Com a plataforma digital, todos os serviços de saúde da cidade poderão acompanhar o histórico, os dados e resultado de exames dos pacientes, verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

Contrato

As empresas selecionadas manterão um contrato de cinco anos com o Ministério da Saúde para oferecer o serviço. Os gestores terão que alimentar o sistema com os dados dos usuários, como identificação do paciente, medicamentos, exames, prescrições, vacinas, toda a evolução clínica do cidadão.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

R10

Mais de Saúde