Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Deputado João de Deus homenageia a ACEP pelos seus 50 anos

Associação dos Cegos do Piauí-ACEP é dirigida por uma diretoria composta de 14 membros, todos deficientes visuais, eleita por voto direto, através de seus sócios efetivos e fundadores.

Compartilhar

 Deputado João de Deus (PT)

 Durante sessão solene realizada hoje (5), no plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar João de Deus (PT) homenageou e comemorou junto à Associação dos Cegos do Piauí- ACEP, seus 50 anos de existência e serviços de grande importância prestados ao Estado.

A entidade nasceu com a missão de buscar meios capazes de oportunizar as pessoas cegas melhores condições, através da escola e do trabalho, para demonstrarem suas potencialidades.

A ideia então, gerada e organizada em 1967, conseguiu ser executada com excelência, vencendo as barreiras e discriminação social. Ao longo dos anos de atuação ininterrupta, a Associação conseguiu sensibilizar e assim se fez acreditada. Simpática aos olhos dos piauienses constituiu um patrimônio sólido e social, onde abriga as atividades da entidade, como: reforço escolar – aplicação do recurso do sistema Braille – atividade da vida diária-AVD- habilitação e reabilitação – atividade de esporte, lazer e cultura.

O complexo gerador da cidadania possui: salas de aulas – auditório – gabinete médico – serviço social – refeitório e cozinha – quadra desportiva – área administrativa – biblioteca e outros. A ACEP conta com serviço de acompanhamento e triagem social, através do serviço de assistente social – conta com serviço de transporte escolar – refeições diárias em virtude do atendimento na entidade ser em regime de semi-internato. Tudo isso tem sido conseguido graças a feliz parceria que ACEP tem com órgãos governamentais, empresários e sociedade em geral.

A existência da Associação, hoje, prova sua necessidade de existir em favor das pessoas portadoras de deficiência visual, e por esperar que a humildade e a sensibilidade se multipliquem em favor das causas sociais.

"Isso é bem representado pelos resultados hoje inseridos na sociedade, como: pessoas cegas portadores de curso superior – alunos do ensino médio e do ensino fundamental, estágios em empresas públicas, estatais e privadas, além da própria inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho", destaca João de Deus.

Associação dos Cegos do Piauí-ACEP é dirigida por uma diretoria composta de 14 membros, todos deficientes visuais, eleita por voto direto, através de seus sócios efetivos e fundadores. O número atual de sócios efetivos, fundadores e assistidos é de 1.345.

A solenidade teve as presenças da diretoria da Associação e dos seus usuários, do Presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, do Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência- Seid, Mauro Eduardo, e dos deputados da Casa.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Aline Raquel/Ascom

Mais de Política