Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Prefeitura de Castelo do Piauí realiza Pré- Conferências preparatórias de Saúde

Propostas que serão apresentadas em Conferência dia 27 de junho

Compartilhar

 

A Prefeitura através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizou Pré-Conferências preparatórias para a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema: "Saúde Pública de Qualidade: um desafio para Castelo do Piauí".

Esse encontro aconteceu para serem realizadas pré-atividades e elaborarem propostas para serem apresentadas no dia da Conferência, que acontecerá dia 27 de Junho. A primeira reunião aconteceu dia 20 no Auditório da Secretaria de Educação e o segundo dia 21 na localidade Açude da Mão Cortada.

As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde daquela população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do SUS, pactuado este ano, os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde, fica ainda mais relevante a realização desse planejamento eficaz e feito de forma ascendente com a participação do controle social e isso se dá, principalmente, a partir de uma Conferência Municipal bem-feita. Os gestores municipais de saúde devem fazer as conferências durante o primeiro semestre.

Embora simples, a organização da Conferência Municipal de Saúde deve ser cuidadosa, principalmente por se tratar de uma construção coletiva.  Para prevenir equívocos esse processo deve ser coordenado preferencialmente por uma comissão organizadora indicada e eleita pelo Conselho Municipal de Saúde, que deve estar à frente desta construção, seguindo uma sequência de passos para facilitar o trabalho.

É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir sua população de forma ampla e organizada. É papel do prefeito convocar a Conferência ou, extraordinariamente, o Conselho de Saúde. É responsabilidade da gestão dar os meios necessários para que a conferência aconteça, destinando recursos financeiros, materiais e pessoal para apoiar e trabalhar diretamente em sua realização. Resumindo: Trata-se de uma grande reunião para discutir a saúde das pessoas e o sistema de saúde das cidades, onde governo, trabalhadores e usuários farão propostas para confirmar o certo, modificar o errado e construir o novo.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Aline Raquel/Ascom

Mais de Saúde