Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Prefeitura de Castelo do Piauí promoveu Café- Debate com comunicadores

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhar

 

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde realizou nesta quarta-feira (24), um debate sobre o tema, com comunicadores de rádios e portais do município.

O evento aconteceu no auditório da secretaria de Educação e, teve como pauta principal discutir a temática com foco no Direito da Criança e do Adolescente, destacando o papel das mídias e da comunicação popular na denúncia, sem exposição ou revitimização.

O debate teve as presenças do Juiz, Leonardo Brasileiro, da Assistente Social, Lianara Soares, da coordenadora do CAPS, Enilda Alves, da presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Cleudiana, do Conselheiro Tutelar, Pitica Moreira, da representante do Conselho Municipal de Assistência Social (Sociedade Civil), Prof. Célia Soares, do coordenador do CRAS, Izanyo, e das secretárias municipais, Graça Silva, Socorro Azevedo e Nina Silva.

O juiz, Leonardo Brasileiro, destacou que é muito importante esse debate com os meios de comunicação.

“Nós precisamos conversar com vocês, já que essa é uma preocupação de todos nós, não só do Estado, mas de toda a sociedade, proteger as crianças e adolescentes, para combatermos também a revitimização que, é um fator decorrente do problema, em relação ao constrangimento causado na vítima. Aqui em Castelo as pessoas estão criando mais coragem de denunciar e isso é uma ferramenta importantíssima para proteger as vítimas e para conseguirmos a elucidação dos crimes” explanou o Juiz.

A Assistente Social, Lianara Soares, afirmou que o momento foi muito oportuno para esse diálogo, frisando a importância de passar a notícia, mas, de uma forma informativa e educativa.

“Não expor a criança ou o adolescente, nem familiares, ter mais cautela, pois essa exposição afeta do desenvolvimento das vítimas e, pode causar uma quebra de vínculos do acompanhamento dos profissionais com as famílias”, disse Lianara.

Os demais participantes destacaram a importância de toda a sociedade no combate à exploração, da não exposição das vítimas e do papel crucial que a mídia tem em ajudar nesses casos, mas sempre respeitando a privacidade de cada família.

 A coordenadora do CAPS, a psicóloga Enilda Alves, proferiu uma pequena palestra com o tema: “Comunicação e Ética Profissional”.

“Todos nós temos que ter ética como pessoas, como cidadão, quando um profissional passa alguma notícia sobre o tema é de importância, pois ele estará denunciando todo o caso desse abuso, dessa violência, ele não está sendo omisso, mas, é preciso ter bastante cuidado com essas matérias para que não haja a revitimização, não silenciar a vítima que está sofrendo, porque pode dificultar a resolução do caso”

As ações e debates sobre o tema acontecerão até o mês de Outubro.

18 de Maio

O debate faz parte da Campanha Nacional “Faça Bonito”, em menção ao fato que ocorreu em 1973, conhecido como “Caso Araceli”, em Vitória (ES). Na ocasião, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A partir desta data, teve início a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, lembrado em 18 de maio.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

Aline Raquel/Ascom

Mais de Cidades