Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Prefeitura de Castelo do Piauí fornece transporte escolar de qualidade

Os veículos autorizados a transportar alunos são os mesmos que, em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, têm especificações adequadas para transporte de passageiros, a exemplo de ônibus, vans e kombis.

Compartilhar

 Prefeito Magno repassando informações sobre a frota de veículos

A pedido da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí, uma comissão da empresa responsável pela locação do transporte escolar junto à prefeitura esteve na cidade na manhã de hoje (01) realizando uma vistoria em todos os veículos que compõem a frota de transporte de alunos das escolas municipais.

Além dos veículos contratados, a equipe também realizou uma inspeção na frota própria para identificar possíveis pendências a serem solucionadas pelo prefeito. A nova gestão completa o primeiro trimestre de trabalho e já transformou o atendimento no transporte escolar. Para se ter uma ideia, no ano passado, de 43 veículos que faziam o transporte de alunos, apenas oito eram veículos fechados. A situação hoje é bem diferente e dos 38 veículos que compõem a frota atualmente, apenas dez são adaptados, ou seja, quase 80% da frota é composta por vans, micro-ônibus e ônibus.

Os veículos autorizados a transportar alunos são os mesmos que, em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro, têm especificações adequadas para transporte de passageiros, a exemplo de ônibus, vans e kombis. Em algumas regiões em que as estradas são precárias ou não existam veículos apropriados disponíveis, o Detran autoriza o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para tal. Esses veículos autorizados extraordinariamente são, normalmente, camionetes.

Sobre o uso de veículos adaptados, o vereador oposicionista Milton Maia, que esteve na Praça Aluizio Lima, local onde os veículos foram vistoriados, disse reconhecer a dificuldade para retirar totalmente esses veículos de operação. Milton Maia conversou com o prefeito Magno, que entregou ao vereador a relação de todos os veículos da frota.

Outros parlamentares também acompanharam o trabalho dos vistoriadores, como os vereadores Josimar, Neirane e Rossi Melo, além do vereador licenciado e atual secretário de agricultura, Jonas Soares (Bebé).

O Vereador Josimar disse que essa vistoria deve acontecer anualmente, de acordo com o parlamentar é preciso uma atenção especial na educação, envolvendo diversos processos e com certeza as condições de transporte dos alunos, pois é primordial a segurança dos alunos transportados. O vereador complementou dizendo que o prefeito tem interesse em manter uma frota dentro das especificações de segurança e esse pedido de vistoria é um exemplo disso.

A secretária de educação Socorro Azevedo, esteve no local com membros da sua equipe dando o suporte necessário ao trabalho dos vistoriadores.

Ao final dos trabalhos, o pessoal encarregado da vistoria considerou a frota apta ao transporte escolar dentro do que preconiza as leis que regem esse transporte. Foram detectados alguns problemas pontuais em pouquíssimos casos e que serão sanados pelos proprietários e em se tratando de veículos da frota própria, pela prefeitura.

P U B L I C I D A D E

 

Fotos relacionadas

portalcdp.com.br

Mais de Educação