Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Família consegue impedir suicídio de jovem após postagem no Facebook

Jovens estão recorrendo às redes sociais para anunciarem o desencantamento com a vida, a tristeza, a melancolia e até mesmo a depressão

Compartilhar

 Imagem Ilustrativa

É sintomático a quantidade de jovens homossexuais que tentam ou que interrompem a própria vida. A crise de orientação sexual, e não a orientação em si, também é um fator de risco que leva especialmente adolescentes a esse extremo.

Carlos Aragão cita uma pesquisa norte-americana cujo resultado revelou que um jovem gay tem cinco vezes mais chance do que um hétero de se tornar suicida. “Não por ser gay, mas pela pressão que eles sofrem”, afirma o especialista.

De modo geral, os grupos minoritários estão mais suscetíveis aos estigmas sociais negativos. Alguns jovens não são aceitos pela família e sofrem preconceito na escola ou no trabalho. Estão, portanto, mais vulneráveis às situações que causam grave sofrimento.

Dados

Em setembro do ano passado, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou um boletim epidemiológico com números sobre mortes provocadas por suicídio. De acordo com esses dados, o estado possui Taxa Bruta Mortalidade Especifica por Suicídio 43% maior que a média nacional. Enquanto no Brasil a taxa é de 5,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes, no Piauí esse indicie chega a 7,6 mortes, considerando dados de 2014.

Chama a atenção também que o número de óbitos entre os homens é mais de 4 vezes maior do que o número de mortes de mulheres. No Piauí, a taxa de suicídio de homens é de 13,1  para cada 100 mil habitantes, e de 3,7 para mulheres.

Por outro lado, as tentativas são mais frequentes entre as mulheres. Em números absolutos, no ano de 2016, considerando dados coletados até junho, foi registrado que 322 mulheres atentaram contra a própria vida, contra 199 tentativas por homens.

O estudo revelou também que a faixa etária onde há mais mortes é a de 20 a 29 anos, seguida pela faixa de 30 a 39 anos. Cristiane destaca, no entanto, que o suicídio é uma das 10 maiores causas de morte em todas as faixas etárias. O levantamento revela inclusive casos de suicídio de crianças entre 10 e 14, e idosos com mais de 79 anos.

Ajuda

Em Teresina, um dos serviços de prevenção é oferecido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida). Pessoas com ideação suicida podem ligar para o número 3222-0000 e conseguir ajuda.

Outra forma de obter informações sobre prevenção de suicídio é no site da Organização Mundial de Saúde (OMS), e no site do Ministério da Saúde, que possui o Programa de Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio. Uma alternativa de leitura é o livro "Viver é a melhor opção", do autor André Trigueiro, publicado em 2015.

Por: Nayara Felizardo

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Portal O Dia

Mais de Saúde