Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

No Piauí, 89 cidades são obrigadas a fazer levantamento do Índice de Infestação para o Aedes Aegypti

Ministério da Saúde determinou a tabulação dos dados em todos os estados. Medida tem por objetivo orientar as ações e reduzir doenças.

Compartilhar

 

Segundo determinação do Ministério da Saúde, todos os municípios brasileiros com mais de 2 mil imóveis serão obrigados a fazer Levantamento do Índice de Infestação para o Aedes Aegypti (LIRAA). No Piauí, gestores de 89 municípios deverão realizar o levantamento, que tem o objetivo de reforçar as ações de prevenção e controle do mosquito por município.

O diretor da unidade de vigilância da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães, explica que cada município tem um plano de ação sobre o trabalho, que envolve informação da população sobre o vetor e eliminação dos criadouros. O levantamento é feito, escolhendo uma casa por quarteirão em sequência e por amostragem, obedecendo  um cronograma dividido em três momentos:  o primeiro, a partir do dia 15 de março, o segundo a partir do dia 15 de maio e o último, no dia 15 de outubro.

“Isso é importante para mostrar o nível de infestação pelo mosquito para que possamos traçar ações dentro de um padrão avaliado e protocolado pelo Ministério da Saúde”, disse.

Segundo o diretor, todos os municípios receberam no início do ano, 60% do repasse do Governo Federal que deverá ser utilizado exclusivamente para o levantamento. Caso os municípios não obedeçam à solicitação do ministério, terão o repasse bloqueado e suas ações de combate ao mosquito prejudicadas.

“A gente teve uma mudança de gestores praticamente de 70% no Piauí, e pedimos que os novos gestores realizem esse trabalho em seus municípios”, falou o diretor.

Segundo Herlon, no ano passado foi realizado o mesmo levantamento e praticamente todas as cidades cumpriram todas as ações, reduzindo o número de casos de doenças relacionadas ao mosquito no estado.

“A exemplo do que tivemos ano passado, a gente solicita que os municípios permaneçam fazendo esse levantamento e possamos mostrar novamente os números reduzidos de casos de dengue”, disse.

P U B L I C I D A D E 

Fotos relacionadas

G1 PI

Mais de Saúde