Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Piauí teve abstenções acima dos 35% na segunda etapa de aplicação do Enem

Dos 1.912 estudantes piauienses que tiveram as provas adiadas por conta das ocupações, 681 deixaram de ir no 1º dia e 703 deixaram de ir no 2º dia.

Compartilhar

 

O Piauí teve um índice de abstenção acima dos 35% nos dois dias de aplicação de provas na segunda etapa do Enem, que aconteceu neste fim de semana para os candidatos que fariam as provas no campus do Ifpi da zona Sul e no campus da Ufpi em Bom Jesus. Do total de 1.912 inscritos que tiveram as provas adiadas por conta das ocupações, 681 deixaram de comparecer aos centros de aplicação no sábado (03), e 703 deixaram de comparecer no domingo (04).

De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), no Piauí, a taxa de abstenção nas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, aplicadas no primeiro dia, foi de 35,2%. Já no segundo dia, em que foram aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Matemática e a Redação, a abstenção foi ainda maior: 36,77%.

No Piauí, além dos 1.912 estudantes que tiveram as provas de novembro adiadas por conta das ocupações, outros 3.432 tiveram a chance de refazer o exame porque foram prejudicados devido às interrupções do fornecimento de energia elétrica em alguns locais de aplicação, como ocorreu no Centro Universitário Uninovafapi, na zona Leste de Teresina. No total, mais de 5 mil alunos prestaram o Enem neste fim de semana no Piauí. Vale ressaltar que as taxas de abstenção calculadas pelo MEC levaram em consideração apenas os candidatos que não chegaram a fazer a primeira edição devido às ocupações, não contemplando aqueles que fizeram as provas, mas foram prejudicados.

Local mudado por conta da ocupação que continua

Em Teresina, os candidatos que fariam o Enem de novembro no Ifpi da Zona Sul foram realocados para a Faculdade Santo Agostinho, também na zona Sul. Isso porque o prédio do Ifpi daquela região continua ocupado por estudantes em protesto contra a aprovação da PEC 55 que prevê o congelamento de investimentos nas áreas da saúde e educação pelos próximos 20 anos no Brasil.

Sem imprevistos

Tirando-se o fato de que as abstenções no Piauí foram consideradas altas pelo MEC, em relação à quantidade de alunos que prestariam o exame agora, a aplicação das provas no Estado se deu de forma tranquila, sem nenhum imprevisto que prejudicasse o andamento do processo. A Polícia Militar informou que não foram registradas ocorrências próximas aos centros de aplicação e que tudo ocorreu conforme o planejado pelas forças de segurança.

P U B L I C I D A D E

Portal O Dia

Mais de Educação